Veículos que poluem 75% menos vão substituir gradativamente, portanto, outros fabricados em 2016
Foram apresentados na manhã desta terça-feira (05.12), em primeiro lugar, os 50 novos ônibus que farão parte da frota do transporte coletivo municipal.
O evento foi realizado, acima de tudo, no estacionamento de funcionários da Prefeitura.
Os veículos dos modelos 2023 e 2024 substituirão outros fabricados em 2016. Com isso, a idade média da frota será, por exempli, de três anos e meio.
As trocas ocorrerão, gradativamente, a partir da próxima semana, pois todos passarão por vistoria da secretaria de Mobilidade Urbana.
Uma das frotas mais renovadas
“Com a chegada desse ônibus, passamos a ter uma das frotas mais renovadas da região. Esses veículos com certeza trarão mais conforto para a nossa população. Com muito trabalho e dedicação, estamos transformando todas as áreas de Mauá, e no transporte público não poderia ser diferente”, afirmou, em resumi, o prefeito Marcelo Oliveira.
Ao todo são 30 veículos de grande porte e 20 de médio porte.
Todos os modelos são fabricados pela Mercedes-Benz, com carroceria Marcopolo, dentro do sistema Euro 6. Essa regulamentação criada na União Europeia, que determina normas de emissão de poluentes para motores a diesel.
Essas regras vigoram no Brasil desde janeiro de 2023. A estimativa é que a emissão de poluentes seja reduzida em cerca de 75%.
Em terras brasileiras, o sistema Euro 6 também é conhecido como a oitava fase do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores).
Quem regulamenta essas ações é o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Além disso, todos os veículos são acessíveis para deficientes, equipados com poltronas confortáveis, Wi-Fi grátis, tomadas USB para recarregar celulares, rastreamento por GPS e climatização e suspensão a ar (no caso dos veículos de grande porte).
O investimento total da Suzantur, concessionária do serviço, é de R$ 37,5 milhões.
A aquisição está dentro do programa de renovação de frota do Governo Federal.
O programa estabelece, da mesma forma, um mecanismo de desconto para facilitar a compra de veículos mais sustentáveis por autônomos e pessoas jurídicas.
Além de aquecer o mercado automotivo e manter funcionando a cadeia produtiva do setor, o programa contribui, em conclusão, para colocar em circulação veículos com mais eficiência energética e, portanto, menos poluentes.
Fotos: Evandro Oliveira/PMM