Jogos Parapan-Americanos: Time SP Paralímpico conquista 45 medalhas para o Brasil em quatro dias de competição

In ABCD, Esportes On

Além das medalhas, atletas registraram novos recordes mundiais; Beth Gomes, de atletismo, superou seu próprio recorde mundial em lançamento de disco da classe F53

O Time São Paulo Paralímpico alcançou a marca de 45 medalhas para o Brasil nesta terça-feira (21.11) nos Jogos Parapan-Americanos que estão ocorrendo em Santiago, no Chile, de 17 a 26 de novembro.
Já são 25 medalhas de ouro, 15 de prata e cinco de bronze conquistadas pelos atletas de atletismo, ciclismo, halterofilismo, judô, natação e tênis de mesa. As conquistas do Time SP representam quase 30% do quadro geral de medalhas do Brasil, que já reúne 74 de ouro, 47 de prata e 45 de bronze, e está em primeiro lugar.
“Os atletas do Time São Paulo são de elite, de alto rendimento, e foram escolhidos por suas inúmeras vitórias no decorrer do ano para integrar a delegação brasileira no Parapan. Eles, sozinhos, já conquistaram 45 medalhas, quase alcançando Estados Unidos e Colômbia no ranking geral de medalhas. Temos muito orgulho dos nossos atletas, que nos mostram diariamente a importância do incentivo ao esporte paralímpico”, disse o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, que está acompanhando os atletas do Time SP no Parapan.
Atletismo
No primeiro dia de competições da modalidade, o destaque inicial foi da atleta Beth Gomes que superou seu próprio recorde mundial no lançamento de disco da classe F53.
A atleta havia registrado neste ano, em Paris, 17,12m e, no Parapan, alcançou 17,80m.
No arremesso de peso da classe F57, Thiago Paulino ficou com o ouro após arremessar 15,17m. Nos 200m da categoria T11, Jerusa Geber levou a medalha de ouro após vencer a prova com o tempo de 25s04. Nos 5000m, também da classe T11, Julio Cesar Agripino conquistou a medalha de bronze.
Aline dos Santos, que disputou os 400m das classes T53/T54, subiu ao pódio com a medalha de prata.
Destaque também para os atletas Claudiney Batista, que ficou em 5° lugar, e Lorena Spoladore em 4°.

Natação

Na prova dos 400m livre da classe S6, Talisson Glock bateu o recorde parapan-americano e conquistou medalha de ouro, assim como Esthefany Rodrigues que, além de conquistar a medalha de ouro, também estabeleceu um novo recorde parapan-americano na prova dos 50m borboleta da classe S5.
Destaque também para Gabriel Cristiano, que disputou os 100m livre da classe S8 e subiu ao pódio com a prata. E, pela primeira vez na competição, a nadadora Edênia Garcia conquistou o bronze. A atleta Raquel Viel disputou os 100m costas e ficou em 4º lugar.
Bocha
Maciel Santos e Evelyn de Oliveira, ambos da classe BC3, disputaram as classificatórias e venceram.
Agora estão na final e disputam, nesta quarta-feira (22), os primeiros pódios da modalidade.

Competições nesta quarta-feira (22)

Na manhã de hoje, a seleção brasileira de goalball, que também conta com atletas do Time SP na modalidade, venceu a Venezuela por 10 a 0 e garantiu vaga para as semifinais dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, e irá enfrentar a Argentina. Este foi o mesmo placar aplicado pela seleção brasileira sobre o Chile ontem.
Os atletas do Time São Paulo Paralímpico seguem disputando diversas categorias como atletismo, a fase final da bocha, o goalball (masculino e feminino) e a natação.
Até o momento, o Brasil se mantém em primeiro lugar no quadro geral de medalhas, disputando com 33 países. O Brasil é lider do quadro desde a edição do Rio, em 2007, e nas posteriores – Toronto, em 2015; Guadalajara, em 2011; e Lima, em 2019, edição em que os atletas brasileiros conquistaram a primeira posição do quadro de medalhas ao alcançar a marca inédita de 308 medalhas, sendo 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze.


Time SP

Criado em 2011 pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, o Time São Paulo Paralímpico conta com R$ 6 milhões de investimento da SEDPcD direcionados a 106 atletas de 14 modalidades, que têm representado o Estado e o País em campeonatos nacionais e mundiais ao longo do ano. Deste total de atletas, 61 integram a delegação brasileira nos Jogos Parapan-Americanos.

You may also read!

Governo Federal amplia público prioritário do Bolsa Família

Medida inclui, em primeiro lugar, três novos grupos prioritários: famílias com pessoas em situação de rua, com membros em

Read More...

O que abre e fecha neste feriado da Revolução Constitucionalista

Serviços essenciais mantidos em esquema de plantão A Prefeitura de Santo André informa que, devido ao feriado da Revolução Constitucionalista

Read More...

Prefeitura de São Bernardo repudia violência contra médica na UPA Alvarenga

Profissional foi agredida, em primeiro lugar, por paciente na tarde de sábado (05.07); GCM chegou rapidamente graças ao botão

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu