Festival de cinema traz degustações de pratos após exibição do filmes (GRATUITO) – começa esta quinta

In ABCD, Canto do Joca, Cultura On
Comer Beber Viver. de Ang Lee

Joaquim Alessi

Sempre tive esse hábito. Ao sair do cinema, após assistir a um filme que tivesse algum tipo de refeição, buscar um restaurante com prato semelhante.

Mas, confesso que jamais imaginei que essa mania pudesse vir a fazer parte de um festival.

DELICIOSO!

Já imaginou assistir ao seu filme preferido e logo após a sessão degustar um prato que acabou de assistir no cinema?

Pois é esta uma das atrações da 2ª edição do São Paulo Food Film Festival – que abre nesta quinta (09.11) e vai até 19 de novembro, na Cinemateca Brasileira.

Com mais de 30 filmes, entre clássicos da ficção e documentários contemporâneos ligados à alimentação e aos sistemas agroalimentares, exposição fotográfica, debates, aulas show e degustações de pratos inesquecíveis do cinema, após algumas das exibições presenciais.

Um recorte da programação estará disponível online para todo Brasil, com 16 títulos na plataforma da SpcinePlay.

Além disso, toda programação é gratuita!

Morango e chocolate, gazpacho e muito mais

“Morango e Chocolate”, clássico de 30 anos, dirigido por Juan Carlos Tabio e Tomás Gutiérrez Alea, virá acompanhado de uma degustação de sorvete de morango com chocolate.

“Mulheres à beira de um ataque de nervos”, de Pedro Almodóvar, que completa 35 anos, com um delicioso gazpacho após a sessão, entre outros.

Para o público infantil, “A Dama e o Vagabundo”, “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, e “A Princesa e o Sapo”, todos com degustação após a sessão!

A programação traz também filmes com temas urgentes e necessários, como “Os Catadores e Eu” de Agnès Varda sobre o desperdício e a fome; “O Poço”, de Galder Gazteli-Urrutia, que se passa em uma prisão vertical.

Entre as estreias, o documentário “Blind Ambition”, onde quatro refugiados do Zimbabwe se tornam os melhores sommeliers de vinho da África do Sul (com direito a degustação de vinhos após a sessão); “Solo Comum”, documentário que discute os sistemas alimentares contemporâneos e modelos alternativos de agricultura regenerativa; “Em Busca da Estrela” com degustação de pizza; “Lambic” com degustação de cervejas, “Viciados em Pimenta” com degustação de deliciosas samosas com pimenta e “Volte Sempre”, que conta a história de Masamoto Ueda e seu lendário ramen.

Encontros com Chefs

Cinco encontros com diferentes Chefs de Cozinha e especialistas, que após a exibição de alguns episódios do documentário “História da Alimentação no Brasil”, série dirigida por Eugenio Puppo.

As convidadas para ministrar as aulas são: Aline Guedes, Patty Durães, a líder indígena Jerá Guarani, Angelita Gonzaga e Graziela Tavares.

A programação conta ainda com um importante ciclo de debates abordando quatro temas contemporâneos relevantes ligados ao alimento: Cozinhas Solidárias; Consumo de Ultraprocessados; Uso de Agrotóxicos e Educação Alimentar e Nutricional, que partem de uma cuidadosa seleção de filmes e documentários em encontros online com convidados especialistas serão transmitidos ao vivo no canal do Youtube do Festival, com exceção do debate sobre as Cozinhas Solidárias que será presencial, na própria Cinemateca.

Exposição fotográfica

O festival traz ainda uma exposição original do fotógrafo Paulo Vitale.

Entre os Chefs retratados estão Eudes Assis, Helena Rizzo, Iêda de Matos, Telma Shiraishi, Claude Troisgros, entre muitos outros.

A sessão de abertura acontece nesta quinta (09.11), com o filme chinês “Comer Beber Viver”, do premiado diretor Ang Lee, que em 2024, completa 30 anos.

Serviço

quando:  de 09 a 19 de novembro de 2023 onde:

salas

Cinemateca Brasileira – Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino

gratuito

Patrocínio : Ticket Serviço

apoio: FAM,  Selmi

produção: Doc & Outras Coisas e Química Cultural

realização: Ministério da Cultura

You may also read!

Emenda à LOA protocolada pela deputada Carla Morando destina R$ 10 milhões às obras da Linha 20 Rosa do Metrô

Coordenadora da Frente Parlamentar em Prol da Linha 20 Rosa do Metrô, a deputada estadual Carla Morando apresentou emenda

Read More...

PL para proibição de celulares nas escolas é aprovado na Assembleia com voto de Thiago Auricchio

Na terça-feira (12.11), a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, com voto favorável do deputado estadual Thiago Auricchio, projeto

Read More...

Polo de Cosméticos de Mauá conquista reconhecimento do Governo do Estado

Joaquim Alessi Antes chamado de APL (Arranjo Produtivo Local), agora denominada CPL (Cadeia Produtiva Loca), mas o que importa é

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu