A décima e última etapa do Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2023 teve início nesta sexta (03.11) e segue até domingo, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
Contará, em primeiro lugar, com provas de atletismo, halterofilismo e natação, reunindo 1.040 atletas de 17 estados (AC, AM, AP, ES, GO, MG, MS, MT, PA, PE, PR, RJ, RN, RS, SC, SE e SP) e do DF.
São, acima de tudo, 597 inscritos nas disputas de atletismo, 93 competidores de halterofilismo e 350 nadadores.
Esta será a última competição antes do embarque da delegação brasileira para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, Chile.
ABCD REAL acompanhou algumas provas e conheceu o Centro a convite da Braskem, que apoia o esporte paralímpico.
Braskem e o esporte paralímpico
A Braskem patrocina o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2015 e renovou no ano passado a parceria com o atletismo paralímpico do Brasil até junho de 2026.
Com isso, a companhia apoiou a participação no Mundial de Paris, neste esse ano, em que o Brasil fez a melhor campanha da sua história.
Conquistou 47 medalhas e o segundo lugar na classificação geral.
Além disso, dará apoio também nas participações no Mundial de Kobe 2024, nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 e nos Paralímpicos de Paris 2024.
Com a renovação, a empresa completará uma década de parceria com o CPB.
Paralímpico Futuro Mauá
O projeto Paralímpico Futuro Mauá também conta com patrocínio da Braskem.
Uma parte da equipe esteve no local, nesta sexta (03.11) acompanhando os paratletas do Meeting.
O Instituto Brasileiro de Inclusão Sociocultural (Ibisc) lançou oficialmente, em (1005), o ‘Projeto Futuro Paralímpico 2023’.
O mesmo contempla duas modalidades paralímpicas, através das Escolinhas de Iniciação Esportiva: Atletismo e Vôlei Sentado.
As escolinhas formativas de Vôlei Sentado e de Atletismo terão como sede o próprio Parque da Juventude Francisco de C. Filho, em Mauá, na Rua Francisco Ortega Escobar, na Vila Noêmia.
O Projeto conta ainda com o Núcleo de Iniciação de Basquete sobre Rodas, com sede no Centro Paralímpico Brasileiro (CBP), na zona sul da cidade de São Paulo – Rodovia dos Imigrantes, km 11.5, sem número, na Vila Guarani.
O ‘Projeto Futuro Paralímpico’, que é realizado através da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado de São Paulo, conta com patrocínio da Braskem, L’Oréal, AT&T e COOP.
Vice do CPB fala do trabalho
O vice-presidente do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), Yohansson Ferreira, conversou com os jornalistas.
Confira, em conclusão, o vídeo: