Cidade ucraniana é, além disso, terra natal de Clarice Lispector, homenageada na segunda edição da Feira Literária de Ribeirão Pires
Na manhã deste sábado (28.10), a FLIRP 2023 foi oficialmente iniciada, em primeiro lugar, com a assinatura do termo cidades-irmãs entre Ribeirão Pires e Chechelnyk, Ucrânia, cidade natal de Clarice Lispector.
Lei de autoria do Executivo foi sancionada, acima de tudo, pelo prefeito Guto Volpi, que esteve acompanhado de representantes da comitiva ucraniana.
O ato solene marcou, em suma, o início da segunda edição da FLIRP.
Neste ano a feira contará, por exemplo, com mais de 30 editoras confirmadas, mesas de conversa e painéis, escritores convidados, programação cultural e gastronomia.
Em entrevista coletiva, o prefeito Guto Volpi não escondeu a satisfação de firmar o termo de cidade-irmã com Chechelnyk.
“É um dia de ouro para Ribeirão Pires. É uma honra poder selar a amizade com a Ucrânia através da cultura e de Clarice Lispector, que é nossa homenageada na FLIRP 2023”, disse, em resumo.
Presente na assinatura do termo, Vitório Sorotiuk, presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileiro, descreveu o sentimento.
“É um amor que não se apaga. É o que o prefeito Guto tem demonstrado à nossa comunidade ucraniana”, citou.
Em seu gabinete, o prefeito Guto Volpi recebeu a comitiva ucraniana e foi realizada uma troca de presentes entre brasileiros e ucranianos.
Os presentes foram feitos por artistas de Ribeirão Pires. A comitiva ucraniana também ofereceu presentes à cidade, como um Pêsseka, que é símbolo da cultura ucraniana.