Emoção e alegria marcam os 27 anos da Fundação Florestan Fernandes

In ABCD On
- Updated

Autarquia vinculada à Prefeitura de Diadema oferece cerca de 40 cursos profissionalizantes diferentes; desde 2021, já foram formadas mais de 17 mil pessoas

A noite de quinta-feira (26.10) foi de festa e emoção no auditório da Fundação Florestan Fernandes, durante a celebração dos 27 anos da instituição. Autarquia vinculada a Prefeitura de Diadema, a Florestan oferece, gratuitamente, formação profissional em cerca de 40 cursos e em diversas áreas: Administração e Gestão, Serviços, Tecnologia da Informação, Beleza, Gastronomia, Juventude, entre outras. Apenas entre 2021 a 2023, a instituição formou mais de 17 mil pessoas.

Maria Edneide, ex-aluna e atualmente professora de Quick Massage na instituição, relatou sua trajetória durante o evento. “Em 2018 eu estava fora do mercado de trabalho e não sabia como voltar, por ter ficado um longo período sem trabalhar. E aí decidi estudar.” Segundo ela, depois de se inscrever em um dos cursos de Florestan, e fazendo faculdade ao mesmo tempo, ela conseguiu arrumar emprego em um pequeno centro estético. Após fazer outros cursos na instituição, como de terapias naturais, as coisas foram evoluindo: ela virou primeiro sócia de um centro estético e, agora, dona de seu próprio estabelecimento.

“No início desse ano fui convidada pela Florestan Fernandes a vir fazer parte também do grupo de professores e dar aula. E digo para vocês, foi uma experiência maravilhosa. Fui muito bem acolhida quando aluna e fiquei deslumbrada em estar de volta”, conclui.

Aluna do curso de designer de sobrancelhas na instituição, Aline Ferreira Santos, que montou o próprio negócio depois de trabalhar durante mais de quatro anos em uma empresa, afirma que foi apresentada à Florestan por uma cliente. “Ela falou que iria abrir inscrições. Eu vim e fiz o curso de depilação. Aquilo não foi só um curso para eu me especializar: além do conhecimento eu ganhei uma família, que me acolhe, que tira minhas dúvidas, que estão sempre dispostas a me ajudar. E não pretendo parar por aqui. Tenho muitos sonhos e acredito que vou chegar aonde eu quero. Se você acredita em você, vá em frente que vai conseguir. E a Florestan Fernandes está aqui para isso: para nos ajudar a chegar aonde a gente quer chegar.”

Luiz Marinho, ministro do Trabalho, enviou um vídeo para a cerimônia e também fez questão de falar sobre a importância da autarquia para a cidade e região. “O mundo do trabalho está cada vez mais exigente e conhecimento é a chave para você competir. Se todos os municípios tivessem uma fundação para cumprir o papel que a Florestan Fernandes cumpre em Diadema, seguramente o Brasil estaria melhor preparado para os desafios do mercado de trabalho”, afirma.

Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, diretor-presidente da instituição, falou um pouco sobre o processo de criação do prédio-sede da Florestan. “Todas as grandes obras da cidade de Diadema tiveram a mão Filippi. O terreno dessa escola, a Florestan Fernandes, era um barranco onde o povo jogava lixo. E o prefeito uma vez, ao ser questionado por moradores, respondeu para a comunidade: eu vou fazer nesse local uma escola. E ele fez essa escola.”

Ainda de acordo com Maninho, uma medida recente que tem democratizado o acesso aos cursos da Florestan foi ter acabado com a prova admissional. “Era uma prova muito difícil, a maioria dos trabalhadores não conseguia passar. Mas sempre considerei que prova não qualifica ninguém, isso é uma ilusão. Decidi acabar com a prova e deu muito certo”, afirma.

José de Filippi Jr. também enviou uma mensagem por vídeo aos presentes pelo aniversário da autarquia. “Quero dar meus parabéns para a Fundação Florestan Fernandes, seus funcionários e principalmente aos alunos. O nosso governo tem um lema: investir em gente é o que faz a diferença e a Fundação, ao longo desses 27 anos, vem investindo em você, em gente, para que você possa ter uma formação profissional, sem nunca abandonar o mundo da educação. A Florestan é isso: um encontro muito necessário e saudável do mundo do trabalho com o da educação”, afirma.

Também estiveram presentes à festa, entre outras autoridades, a vice-prefeita de Diadema, Paty Ferreira, o presidente da câmara de vereadores, Orlando Vitoriano, e o deputado federal Alfredinho.

Fotos: Dino Santos/PMD

You may also read!

Gincana de Voluntariado Braskem mobiliza mais de 1.500 pessoas e beneficia 22 instituições em cinco Estados

Iniciativa promove, acima de tudo, melhorias estruturais, doações e capacitações em comunidades próximas às operações da companhia Mais de 1.500

Read More...

Uva ‘Manzoni’ será cultivada no Centro de Enologia da Etec Benedito Storani, em Jundiaí

Em ação conjunta com instituto enológico de Conegliano, casta italiana utilizada na produção de vinhos frizantes chegará, portanto, em

Read More...

Casa da Palavra recebe lançamento do livro ‘A Barca do Sol – Memória de um certo Verão’

Evento terá, além disso, participação do coral Vozes da Cidade; obra de Yuri Behr apresenta biografia e histórias da

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu