Profissionais atuam como elo entre população e serviço municipal nas atividades de escuta, acolhimento, orientação e promoção da saúde
Para celebrar o Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Controle de Endemias (ACE), a Prefeitura de Diadema promoveu, em primeiro lugar, uma manhã especial para aproximadamente 450 ACS e ACE que atuam na Estratégia de Saúde da Família e na Vigilância de Zoonoses do município, na quarta-feira (04.10), no Teatro Clara Nunes.
Após o acolhimento dos profissionais com alongamento e atividade física, o Trio Lira Regional de Choro de Diadema tocou para os presentes.
A abertura do evento foi realizada, portanto, pelo secretário municipal da Saúde, José Antônio da Silva.
“Hoje é um dia de comemoração e valorização desses profissionais que são fundamentais na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e no desempenho da Estratégia da Saúde da Família (ESF). O envolvimento da equipe é fundamental para que as ações tenham sucesso. Hoje é dia de celebrar e agradecer a todos vocês”, afirmou, em resumo.
Generosidade
“Os ACS têm a generosidade do que deve ser o ser humano. Tivemos um ano de pandemia muito difícil, depois um ano de recuperação e de vacinas. Vocês sabem as condições em que o povo vive e as consequências da pandemia. Queremos fazer um programa de formação e qualificação, para enaltecer o trabalho de vocês”, afirmou, da mesma forma, o prefeito de Diadema, José de Filippi Junior, durante o evento.
O chefe do executivo ainda lembrou o inicio da atuação dos profissionais, nos anos 2000.
“Diadema foi uma das primeiras cidades a instituir o Programa Saúde da Família que, na época, chamávamos de Saúde em Casa”, disse.
E agradeceu o profissionalismo dos servidores. “Quero agradecer ao secretário de Saúde José Antônio e equipe, e também todo o trabalho desenvolvido pela Dra Rejane (durante os dois primeiros anos da gestão).
A gerente da UBS Ruyce, Liliane Melo, palestrou sobre “Reconhecer valores e inspirar a vida”.
Cotidiano do trabalho
Com a interação da plateia, Liliane dialogou sobre cotidiano do trabalho e promoção de saúde mental nos desafios enfrentados.
O ACS André Antônio atua na equipe Lobo da UBS Casa Grande desde 2017 e aprovou o evento.
“Foi maravilhoso, principalmente pela programação, que direcionou para o cuidado pessoal e a valorização do profissional. Pessoas saudáveis, que se sentem valorizadas cuidam melhor dos demais”, explica.
Ele destaca o compromisso com a saúde dos moradores na função de agente comunitário. “Entramos nas casas, identificamos as situações e ajudamos a intervir com as informações angariadas in loco e com o conhecimento específico que construímos na formação profissional”, ressalta.
A agente comunitária Érica Souza pertence à da equipe D, da UBS ABC, desde 2011 e cada um ano comemora a data com alegria. “Foi uma manhã perfeita de homenagem a nós”, elogia. A ACS relata ainda que os acontecimentos na comunidade são oportunidades de apoiar e reforçar o vínculo, como o falecimento de um morador do território da UBS ou acompanhar a gestação, o nascimento e o desenvolvimento de uma criança. “Sem contar os munícipes que viraram amigos e amigas, isso é muito gratificante. Somos o elo da população com a Unidade de Saúde. Ouvir dela que pode contar comigo me dá alegria”.
Atuação
Desde o início da gestão, foram contratados 58 agentes comunitários e a cidade conta com 100% de cobertura da ESF nas 20 UBSs.
A coordenadora da Atenção Básica, Maria Luiza Malatesta, ressalta a importância de celebrar a data, pois os agentes “são eles os profissionais de saúde que sustentam a política da estratégia da saúde da família, são as referências dos usuários nos territórios e os primeiros a ofertar a escuta às famílias e à comunidade, ajudando a equipe a cuidar da saúde e identificar os riscos ambientais para prevenção das arboviroses”.
“Os agentes de endemias são extrema importância na prevenção e vigilância das principais zoonoses e arboviroses que ocorrem em nosso município, realizando atividades de educação em saúde para a população, vigilância de possíveis focos de mosquitos da dengue. Além disso, fazem uma rigorosa avaliação da presença de larvas de Aedes aegypti, para que medidas sejam tomadas a tempo de se evitar surtos. Os agentes de zoonoses também possuem papel fundamental dentro do SUS, voltados a ações de canil, desratização, focos de escorpiões, peçonhentos e outros sinantrópicos”, reforça, em suma, a coordenadora da Unidade de Vigilância a Zoonoses, Nanci do Carmo.
O evento contou com a presença da vice-prefeita, Paty Ferreira, e do secretário de Governo, Deivid Couto.
Além deles, da gestora de projetos a SPDM, Liane Serra, do vereador e líder do governo, José Queiroz, e dos vereadores Lilian Cabrera, Edvado da Farmácia e demais convidados.
Para a ACS Érica, fazer parte do SUS é,acima de tudo, um desafio que vale a pena.
“Trabalhar durante a pandemia não foi fácil. Em quase 12 anos de profissão foi o pior momento, mas vencemos e hoje estamos aí, firmes, fortes e vacinados. Sou agente de saúde com orgulho e amo minha profissão. Viva o SUS sempre”, diz, em conclusão, Erica.