País natal de Clarice Lispector, escritora homenageada, contará, portanto, com tenda, mesa de bate-papo com convidados e lançamentos de obras ucranianas
A FLIRP 2023 – Feira Literária de Ribeirão Pires, marcada para 28 e 29 de outubro, conta neste ano, em primeiro lugar, com a participação de convidado de honra: a Ucrânia.
O país natal da escritora homenageada da edição, Clarice Lispector, traz à Estância Turística ribeirão-pirense, acima de tudo, mesa de bate-papo com convidados e lançamentos de obras ucranianas no Brasil.
Dedicada à terra natal da romancista, a mesa apresentará aos visitantes, por exemplo, um panorama histórico e cultural da Ucrânia.
Vai abordar questões sociais, dramas e desafios que fizeram o país ser tão estratégico e disputado no mapa geopolítico global.
Coordenando a atividade, a professora Svtlana Krivoruchko (Ucrânia) e o professor Emílio Gaudeda (UFPR) põem em destaque, ao lado de Vitório Sorotiuk, a ligação entre literatura e sociedade ucraniana.
Reunindo nomes como Svitlana Krivoruchko, Emílio Gaudeda e Vitório Sorotiuk, a mesa acontecerá no dia 28, às 10h, no Palco Clarice.
Títulos inéditos
No evento, também serão lançados títulos ucranianos inéditos no Brasil.
Entre eles, ‘História da Ucrânia’ (Orest Subtelny) e ‘Roksolana’ (Ossep Nazaruk).
Este último livro fala sobre a vida e a influência de Roksolana, mulher ucraniana que se tornou a esposa do sultão otomano Suleiman, o Magnífico.
Com um papel político importante, Roksolana influenciou as decisões do sultão e apoiou causas dos cristãos e dos ucranianos no Império Otomano.
É lembrada como uma das mulheres mais poderosas e fascinantes da história.
O país contará com tenda da Representação Central Ucraniano-Brasileira (RCUB), com o apoio da Prefeitura de Prudentópolis (PR).
No espaço, serão vendidos e distribuídos livros, produtos de artesanato típicos, como as famosas pêssankas ucranianas.
Além disso, haverá informativos sobre o país e a comunidade ucraniana no Brasil.
A tenda também será um ponto de apoio para arrecadação de fundos à Ucrânia, em estado de guerra com a Rússia desde 2022.
“Nós agradecemos a Ribeirão Pires pela bela iniciativa que é a FLIRP, e também por abrir espaço para a comunidade ucraniana no evento com os lançamentos dos livros traduzidos e pelo foco privilegiado que o país está tendo na Feira, principalmente neste momento que a Ucrânia enfrenta. É muito importante colocarmos em pauta a história dessa sociedade, e a ligação que Clarice e sua família tiveram com a Ucrânia”, comenta, em conclusão, o presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira (RCUB), Dr. Vitorio Sorotiuk.
A FLIRP 2023 acontecerá em 28 e 29 de outubro, das 9h às 19h.
Será nas ruas Felipe Sabbag, Domingos Morgado, Leonardo Meca e no Paço Municipal de Ribeirão Pires.
Com entrada franca, conta com mais de 30 editoras confirmadas.
Da mesma forma, terá painéis de palestras e bate-papos, lançamentos de livros e intervenções culturais.