No Dia do Empreendedor, São Bernardo estimula cursos de qualificação e geração de renda

In Canto do Joca On

Programa gratuito forma moradores como incentivo à geração de novas oportunidades; cidade registra apenas em 2023 a abertura de 10,5 mil MEIs

“Oportunidade única, qualidade excelente, com espaço, equipamentos e produtos de primeira categoria. Se fosse para dar uma nota ao curso, daria nota 1.000”.

Com essa declaração é que a empreendedora Edna Freitas, de 48 anos e moradora do Irajá, classificou o curso de gastronomia da Prefeitura de São Bernardo em parceria com o Senac, intitulado Cardápio de Botequim, ministrado na Cozinha Pedagógica do Cenforpe.

“Agregou muito aos meus conhecimentos na cozinha. Vai ajudar a aumentar a renda”, emendou. A munícipe tem empresa de buffet em sociedade com suas irmãs.

Fotos: Marcel Uyeta/PMSBC

O curso integra o Programa Qualifica Mais, instituído no governo do prefeito Orlando Morando, que já formou mais de 5.000 pessoas, com o objetivo de capacitar moradores para a abertura do próprio negócio ou colocação no mercado de trabalho.

A fórmula de sucesso do projeto, atestada pelos participantes na formatura, se dá em meio ao Dia Nacional do Empreendedor, celebrado em 5 de outubro, em uma homenagem justamente à criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

“Em São Bernardo a gente comemora na prática, não apenas no discurso. Destacamos como prioridade da gestão o fomento ao empreendedorismo, geração de empregos e novas oportunidades para todos. Por isso, temos aqui essa importante parceria com o Senac, que oferece cursos gratuitos profissionalizantes. A Prefeitura investiu R$ 1 milhão na programação de cursos deste ano, disponibilizando mais de 1.600 vagas ao programa, com grande variedade e alternativas para atender à demanda”, sustentou o prefeito Orlando Morando.

A nova turma do Qualifica Mais com 28 alunos reforça o conceito impulsionado em São Bernardo.

Desde 2017, a Prefeitura tem estimulado, além da incentivos e desburocratização na cidade, a ampliação da grade de cursos em convênio com o Senac, instituição de renome na educação profissionalizante.

A programação de atividades é montada – em agenda entre Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, por meio da Sala do Empreendedor municipal, e Senac – pensando no fomento ao empreendedorismo e na demanda do mercado.

Diante do conjunto de medidas adotadas no município, apenas em 2023, conforme mapa do Painel de Empresas, do governo federal, São Bernardo registrou a abertura de 13.745 empresas. Destas, 10,5 mil se referem a MEIs (Microempreendedor Individual).

Complementares

O Mutirão do Emprego e Empreendedorismo de São Bernardo é outro projeto executado pela Prefeitura para estimular o setor.

A ação itinerante leva serviços para os bairros da cidade, incluindo, em sua estrutura, atendimento móvel da Sala do Empreendedor, consultoria do Sebrae e van da CTR (Central de Trabalho e Renda).

You may also read!

Governo Federal amplia público prioritário do Bolsa Família

Medida inclui, em primeiro lugar, três novos grupos prioritários: famílias com pessoas em situação de rua, com membros em

Read More...

O que abre e fecha neste feriado da Revolução Constitucionalista

Serviços essenciais mantidos em esquema de plantão A Prefeitura de Santo André informa que, devido ao feriado da Revolução Constitucionalista

Read More...

Prefeitura de São Bernardo repudia violência contra médica na UPA Alvarenga

Profissional foi agredida, em primeiro lugar, por paciente na tarde de sábado (05.07); GCM chegou rapidamente graças ao botão

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu