O mundo sem Zuza

In Cultura On
- Updated
Imagem do Jornal da USP

De longe, o mais necessário e importante pesquisador de música do Brasil nos deixa aos 87 anos.

Zuza Homem de Mello, o José Eduardo, como o chamava Elis Regina, dormia no apartamento em Pinheiros. Infarto agudo do miocárdio.

Jornalista, escritor, pesquisador sem igual, contrabaixista, técnico de som, e, acima de tudo, genial!

Zuza concluíra na semana passada a biografia de João Gilberto. Iria dar os últimos retoques.

Estava com o telefone de sua casa na agenda, cedido pelo grande amigo Ronaldo Guilherme Benvenga, para entrevistá-lo.

Iria ligar, certamente, por esses dias, ao saber que ele finalizara o árduo trabalho de pesquisa sobre João. Não deu. Pena.

Mas o livro virá. Seus outros escritos estão aí, eternizados, em suma.

Zuza, em resumo, ainda tinha muito a nos ensinar.

Em 29 de setembro, dia em que ele concluiu a bio de João, Guarabyra mandou mensagem a ele: “Zuza, não encontro livros seus em formato eletrônico. Fazem falta nesse formato. Grande abraço. Bom dia.”

Neste domingo (4/10), triste domingo, Guarabyra completou: “Faltou dizer saudades.”

Mais que a Música, o Mundo, portanto, perde um guia.

You may also read!

Natal no ParkShopping São Caetano tem Panettone Kopenhagen e sorteios de 3 BYD híbridos

Até 31 de dezembro é possível, portanto, participar pelo App Multi e aproveitar as vantagens exclusivas do programa O Natal

Read More...

Taka se emociona ao entregar primeira fase de reforma do Cemitério Municipal de Diadema

Local foi encontrado, em primeiro lugar, em condições degradantes e indignas pela atual gestão A emoção marcou, acima de tudo,

Read More...

Prêmio nacional destaca gestão sustentável de pneus da Next Mobilidade

Com frota que soma 2,3 mil pneus — rodando cerca de 950 mil quilômetros/mês - empresa mantém índices de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu