Diadema lança oficinas de carimbó e tango

In ABCD, Canto do Joca, Cultura On
Fotos: Mauro Pedroso/PMD
Aulas estão sendo realizadas, em primeiro lugar, nos Centros Culturais Nogueira (carimbó) e Centro (tango); qualquer pessoa a partir dos 12 anos pode se inscrever

A Secretaria de Cultura de Diadema incluiu, acima de tudo, duas novas oficinas nas grades dos Centros Culturais da cidade.

No Centro Cultural Nogueira, são realizadas, por exemplo, aulas de carimbó, e no Centro Cultural Diadema, as aulas são de tango para iniciantes.
As duas modalidades têm, portanto, vagas abertas para pessoas a partir dos 12 anos de idade.
O chefe de Formação da Secretaria de Cultura, Reinaldo Leiva, explica que as oficinas atendem às demandas dos frequentadores dos espaços.

Diversidade

“Um dos diferenciais da Formação Cultural em Diadema é a diversidade. E trabalhar a cultura popular e tradicional reforça o objetivo da pluralidade nas oficinas culturais”, relata, em resumo, Leiva.
“O carimbó é uma dança típica da região Norte do Brasil, mais especificamente do Estado do Pará. É de origem africana e se caracteriza pela dança em pares e movimentos giratórios. Como o Centro Cultural Nogueira será um polo de referência da cultura afro e tradicional, tem toda pertinência atender a essa demanda”, completa, por exemplo.
São, além disso, 30 vagas oferecidas em cada centro cultural e as oficina seguem até o final de novembro.
As aulas de carimbó são realizadas às quartas-feiras, das 15h30 às 17 horas, no Centro Cultural Nogueira (R. Marcos de Azevedo, 240, Vila Nogueira).
O carimbó é uma dança cultural da região Norte, assim, tem a sua origem no estado do Pará durante o século XVII, a partir das danças e costumes indígenas.
O nome é em homenagem ao instrumento musical indígena curimbó, tambor artesanal muito usado em apresentações artísticas e religiosas.
Já as aulas de tango ocorrem também às quartas-feiras, das 20h30 às 22h30, no Centro Cultural Diadema (R.Graciosa, 300, Centro).
O tango é a dança e estilo musical típicos da Argentina, sendo considerados por muitos como uma das maiores contribuições culturais do país para o mundo.
O ritmo nasceu como expressão folclórica das populações pobres, oriundas da fusão entre as músicas dos imigrantes italianos e espanhóis, dos descendentes dos conquistadores espanhóis com os nativos que já habitavam os pampas que se misturavam nos subúrbios da crescente Buenos Aires.
Para se inscrever nas oficinas, basta acessar o link oficinas.culturadiadema.com.br/julho23/index.html ou se dirigir pessoalmente ao Centro Cultural.

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu