Joaquim Alessi
Jamais imaginei entrar na rotisserie de um supermercado e encontrar uma banda de tambaqui grelhada na brasa com requintes de restaurante de Chef estrelado.
Exagero? Nenhum. Cito o tambaqui porque sou apaixonado por peixe, notadamente esse, que exige técnica apurada de preparo.
Mas, nas gôndolas havia muito mais, como tilápia, frango a passarinho (com uma aparência de dar água na boca), picadinho, arroz, feijão… melhor parar, porque já deu fome.
Escrevo tudo isso, portanto, para relatar a inauguração do novo conceito de loja do Carrefour em São Bernardo do Campo.
Aliás, a unidade da rua José Benedetti, 255, Centro, é a única do Estado de São Paulo, e uma das quatro do País nessa fase de implantação.
Quem garante é Daniela Heldt, diretora de operações de supermercados do Grupo Carrefour.
Experiência mais agradável de compra
Engana-se, porém, que imagina que o novo conceito resume-se ao tambaqui e a rotisseria.
Para se ter uma ideia, acima de tudo, as quatro unidades dos supermercados (São Paulo, Curitiba, Salvador e Recife) apresentam novo conceito de loja.
É o que o grupo batizou de Super Nova Geração II, ou uma remodelagem completa das lojas para oferecer uma experiência de compra mais agradável e completa.
O projeto ostenta novo layout 360º com estações de sushi, pizzas de fermentação natural, pães frescos de padaria própria, confeitaria fina com mais de 40 tipos de tortas e bolos produzidos na própria loja, com ingredientes premium e possibilidade de encomendas personalizadas em tamanhos selecionados pelos consumidores.
Oferece ainda, um ampliada adega, com rótulos bastante acessíveis, mas que deve ainda ser incrementada para atender a um público mais exigente.
“Dentro do supermercado, temos a possibilidade de espaço não só para que o cliente faça suas compras e as leve para casa, mas também para que usufrua desse frescor e dessa artesanalidade consumindo dentro da própria loja”, disse Daniela.
“É ter uma ocasião de consumo antes ou depois da compra, tornando esse momento de compra mais gostoso. Precisávamos transformar o espaço para torná-lo mais acolhedor.”
Ponto de compras e encontros
Em outras palavras, o Carrefour da José Benedetti, para quem é do ABCD, já virou também um ponto de compras e encontros dos mais agradáveis.
Vale, em conclusão, muito a pena conhecer e usufruir de tudo o que ele oferece.
A unidade foi, por exemplo, escolhida a dedo.
Por ter o formato de supermercado, com modelo de bairro, próximo aos clientes, e responsável por compras de reposição e de feira dos consumidores.
Segundo Daniela, o novo modelo possui dois elementos protagonistas: a experiência de compra de produtos frescos e a artesanalidade.
O hortifruti recebeu uma variedade maior de produtos como frutas, legumes e verduras. Outra novidade está nas opções processadas desses alimentos.
“O objetivo é oferecer facilidade para o cliente, dar uma solução de consumo em todas as áreas de perecíveis, para que ele consuma tudo o que levar para casa”, explica a executiva.
Artesanalidade
Já a artesanalidade é um dos principais elementos da nova unidade.
Segue a recente tendência por produtos artesanais e feitos a partir de fermentação natural, as quatro lojas receberam uma ampla variedade de produtos.
São mais de 40 sabores de tortas, 20 novos produtos de cafeteria, além da estação de pizza de fermentação natural.
A rotisseria, já mencionada, e a estação de sushi também oferecem pratos prontos para que clientes possam levar uma refeição completa para casa.
“No modelo anterior, a maioria das lojas recebia os produtos dos fornecedores que eram finalizados nas unidades, para então ser oferecidos aos clientes”, explica a diretora.
“Artesanal significa fazer a partir de insumos. A loja possui laboratório, onde os produtos são feitos a partir dos insumos, e são abertos. Os clientes podem ver o preparo, para que essa entrega seja ainda mais real”, assinala.
As soluções surgiram de pesquisas de satisfação do cliente e de NPS, dos feedbacks dos colaboradores das unidades. que observaram os comportamentos dos consumidores no dia-a-dia, e com pesquisas que apontaram as tendências do mercado.
“Quando olhamos para tendências, vemos que tempo é algo de muito valor. Queremos apoiar nossos clientes entregando praticidade, e nada mais prático do que ter certeza da origem daquilo que está consumindo e da qualidade para alimentar a sua família”, destaca, em conclusão, Daniela Heldt.