Com site 100% acessível e certificado, empresa coloca em prática real inclusão do início ao fim do processo seletivo
Inscrições no Programa de Estágio já estão abertas e, em 28 de setembro, começam para o Programa de Trainee
Pela primeira vez, o hotsite (unileverparatodes.com.br) dos Programas de Estágio e Trainee 2021 da Unilever, fabricante de marcas como Seda, Rexona, Kibon e Ben&Jerry’s, foi desenhado – e certificado – de acordo com as diretrizes do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines) para ser 100% acessível a todes, eliminando a barreira inicial que muitas vezes impede e desencoraja candidates a se inscrever em processo seletivo.
As inscrições para estágio já estão abertas e, em 28 de setembro começa o Programa de Trainee.
Os conteúdos do site estão disponíveis em libras, há ícones com descritivos e opções de tamanhos de fonte e contraste, mais funcionais, inclusive, ao público de mais idade.
Pioneira
A iniciativa da Unilever, portanto, é pioneira.
No Brasil, apenas 0,74% dos sites são acessíveis, segundo levantamento do movimento Web para Todos.
Isso, acima de tudo, impede o acesso de 46 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência às oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional.
Luciana Paganato, vice-presidente de Recursos Humanos da Unilever, lembra que a real inclusão se dá na prática.
E, da mesma forma, às vezes por meio de uma ferramenta tão simples, como um hotsite, é possível derrubar barreiras significativas.
“O primeiro passo para participar dos programas de estágio e trainee é fazer a inscrição online, e se já nesse início a falta de acessibilidade impedir a candidatura de alguém, nenhum esforço pela inclusão que vier depois disso fará sentido. Para sermos inclusivos, precisamos olhar para todas as questões da sociedade, das mais simples às mais complexas, e agir, pouco a pouco, sobre cada uma delas.”
Mais do que atrair os melhores talentos com base apenas na formação, a companhia está de portas abertas a todes que sejam inquietes, criatives e dispostes a cocriar o futuro de modo colaborativo, e que tenham seu propósito individual alinhado ao da empresa – tornar a sustentabilidade, no sentido mais amplo da palavra – parte do dia a dia das pessoas.
Neste sentido, Paganato ressalta a importância dos grupos de afinidade da Unilever, grupos bastante atuantes no ambiente interno da companhia, para identificar e acelerar as mudanças que fomentam a inclusão. “Quando temos mais diversidade de pessoas, pensamentos e ideias em nossos quadros, inegavelmente evoluímos. Nós nos tornamos capazes de perceber – pela lente do outro – o impacto de questões aparentemente simples, como um site mais acessível por exemplo, na vida das pessoas. São movimentos como esse que nos farão perceber, aproximar e verdadeiramente incluir as pessoas que efetivamente representam nosso País”, conta.
Campanha nas redes sociais
Com o mote “Um mundo para todos. Para todas. Para todes”, a campanha nas redes sociais da Unilever contará com o engajamento do time de embaixadories internos – estagiáries, trainees e ex-trainees – que serão responsáveis por contar sobre suas respectivas experiências na Unilever, além de compartilhar o impacto em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Dentre as ações planejadas está uma websérie de oito episódios, a #papodetrainee, na qual candidates terão a oportunidade de ouvir – dos próprios trainees e ex-trainees – como é, de fato, sua jornada de desenvolvimento e aprendizado na companhia.
Para conversar com públicos diversos e mostrar que as oportunidades estão disponíveis a todas as pessoas, a Unilever vai contar com o reforço de influenciadories digitais e youtubers engajades em causas sociais, como a causa étnico-racial, a causa LGBTQIA+ e a de pessoas com deficiência. E para fazer isso de uma maneira muito mais aderente ao universo do público-alvo (e de um jeito muito mais descontraído também), a empresa firmou uma parceria com o aplicativo TiKTok a fim de promover e viralizar conteúdos relacionados aos Programas de Estágio e Trainee da Unilever 2021. Um exemplo é o desafio “O que te torna único”, onde influenciadories e embaixadories criarão danças divertidas com a música da campanha, criada pela Banda Atmosfera, da qual um funcionárie da Unilever é integrante, com vozes e trechos cantados pelos próprios estagiáries da empresa.
Processo seletivo
O processo seletivo será 100% online, com feedbacks direcionados em cada uma das etapas. Os candidates passarão por uma análise comportamental e entrevistas individuais com recrutadories e também com gestories. As vagas de Estágio são para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná e Pernambuco, nas áreas de inteligência de mercado (BI), finanças, jurídico, marketing, nutrição, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos, supply chain, tecnologia da informação e vendas.
No caso dos trainees, as dinâmicas de grupo acontecem de modo totalmente interativo, em um ambiente virtual. Candidates serão provocades a enviar um depoimento, em formato livre, para falar sobre identidade e o orgulho de ser quem são e, em seguida, farão uma entrevista individual. As vagas do Programa de Trainee são para as áreas comercial, finanças, marketing, recursos humanos, supply chain e tecnologia da informação (TI). É necessário estar disponível para mobilidade geográfica e, no caso de vagas para área comercial, ter CNH
O início dos programas será em fevereiro (estagiáries) e março (trainees) de 2021. Como nos anos anteriores, não há exigência por áreas de formação específica ou segundo idioma. Os únicos pré-requisitos para inscrição no Programa de Estágio da Unilever é que os candidates estejam cursando o penúltimo ou último ano da graduação (formação prevista para dezembro de 2021 ou dezembro de 2022) e tenham disponibilidade de estagiar 30 horas semanais, sendo 6 horas por dia, 5 vezes por semana (sem compensação de horas) dentro do horário comercial (8H – 18H).*. No caso do Programa de Trainee, que tenham concluído o ensino superior há no máximo dois anos. A duração do Programa de Trainee é de 2 a 4 anos.
Parceria com a Air Employee
Para os Programas de Estágio e Trainee 2021, a Unilever contou com a parceria da Air Employee Experience – primeira employer branding house (agência & consultoria) 100% brasileira, que conta com um time de profissionais diverso e plural, com lugar de fala para criação da campanha. “Unilever paratodes” é mais do que uma campanha. Foi criada por uma agência feita de todes, que busca trazer a diversidade e a inclusão no mercado e dar visibilidade a esse movimento”, defende Bell Gama, sócia-fundadora e diretora Criativa da agência.
Informações sobre o Programa de Estágio 2021
▪ Inscrições até 12 de outubro no site: unileverparatodes.com.br
▪ Início do programa: fevereiro de 2021.
▪ As vagas são para São Paulo (Aguaí, Indaiatuba, Marília, São Paulo, Taboão da Serra, Valinhos e Vinhedo); Rio de Janeiro (capital); Minas Gerais (Pouso Alegre); Distrito Federal (Brasília); Paraná (Curitiba); e Pernambuco (Garanhuns, Igarassu , Recife e Suape).
▪ Áreas de atuação: inteligência de mercado (BI), finanças, jurídico, marketing, nutrição, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos, supply chain, tecnologia da informação e vendas.
▪ Pré-requisitos: estar cursando o penúltimo ou último ano da graduação (formação prevista para dezembro de 2021 ou dezembro de 2022). Ter disponibilidade para estagiar 30 horas semanais, sendo 6 horas por dia, de segunda a sexta-feira, dentro do horário comercial (8h às 18h). Não há exigência por cursos ou idiomas.
Informações sobre o Programa de Trainee 2021:
▪ Inscrições de 28 de setembro a 20 de outubro no site: unileverparatodes.com.br
▪ Início do programa: março de 2021.
▪ No Programa de Trainee, é exigida mobilidade geográfica.
▪ Áreas de atuação: áreas comercial, finanças, marketing, recursos humanos, supply chain e tecnologia da informação (TI).
▪ Pré-requisitos: ter concluído o ensino superior há no máximo dois anos. A duração do Programa de Trainee é de 2 a 4 anos. Não há exigência por cursos ou idiomas. No caso das vagas para área comercial, possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A Unilever é uma das líderes mundiais em produtos de Beleza & Cuidados Pessoais, Cuidados com a Casa e Alimentos, com produtos vendidos em mais de 190 países para 2,5 bilhões de consumidores por dia. A companhia tem 155 mil funcionários e alcançou os € 52 bilhões em vendas no ano de 2019. Mais da metade de seus negócios está em mercados emergentes e em desenvolvimento. As mais de 400 marcas da Unilever, como Dove, Knorr, OMO, Rexona, Hellmann’s, Kibon, Lux, Magnum e Axe são encontradas nos lares do mundo todo. No Brasil, a Unilever está há 91 anos.
Sobre a Unilever
O Plano de Vida Sustentável da Unilever (USLP) fundamenta a estratégia da companhia com base nos seguintes compromissos:
• Ajudar mais de um bilhão de pessoas a melhorar a saúde e bem-estar até 2020;
• Reduzir pela metade o impacto ambiental de nossos produtos até 2030;
• Melhorar as condições de vida e de trabalho de milhões de pessoas até 2020.
O USLP cria valor ao estimular o crescimento e a confiança, eliminando custos e reduzindo riscos. As marcas sustentáveis da companhia têm crescido 69% mais rápido do que o restante do negócio e responderam por 75% do crescimento da Unilever em 2018.
Desde 2010, por meio do Plano de Sustentabilidade, a companhia trabalha para gerar crescimento, enquanto: (1) ajuda mais de um bilhão de pessoas a melhorar a saúde e o bem-estar, (2) reduz pela metade o impacto ambiental de seus produtos e (3) melhora as condições de vida e de trabalho de milhões de pessoas. Temos conquistado progressos significativos e continuamos a expandir nossa ambição – recentemente nos comprometemos a ter 100% das nossas embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025. Embora ainda haja muito a ser feito, temos orgulho de termos sido reconhecidos, em 2018, como líder do setor pelo Índice de Sustentabilidade Dow Jones. Fomos ainda a empresa mais bem avaliada na pesquisa Global Corporate Sustainability Leaders da GlobeScan / SustainAbility pelo décimo ano consecutivo.