Jovens de Diadema discutem o Afrofuturismo

In ABCD, Canto do Joca On
Coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CREPPIR), Márcia Damaceno, e Fhelipe Chrisostomo, professor de Artes Cênicas e o educador responsável pela exposição. Fotos: Dino Santos/PMD

Exposição de estudantes da Sodiprom debate o futuro do povo negro para além do racismo e chama a atenção da Prefeitura

A SODIPROM, associação cujo programa de socioaprendizagem prepara para o mercado de trabalho jovens de 15 a 22 anos, de todo o ABCD e até de São Paulo, dedicou julho a discutir temas relacionados às Diversidades.

Uma das turmas, com cerca de 30 estudantes que estão deixando a instituição (por já terem cumprido o plano de aulas e o contrato de trabalho com alguma empresa, que também é acompanhado pela entidade), se aprofundou em um dos temas.

A partir da montou exposição temática com o nome de “Quilombo Afrofuturista”.

Ela traz uma reflexão sobre o passado e o futuro da população preta para além da violência do racismo.

“Falar sobre futuro é falar da comunidade negra viva,” explicou, em resumo, Fhelipe Chrisostomo, professor de Artes Cênicas e o educador responsável pela exposição.

“E o Afrofuturismo traz essa reflexão sobre futuros possíveis, trazendo como referência a literatura, as artes visuais, o cinema, a música, a militância e até imagens geradas por inteligência artificial. O filme Pantera Negra, por exemplo, foi uma grande referência para todos eles por ter realmente modificado o olhar da indústria sobre a questão de filmes que abordam a negritude, sobre pessoas negras dentro do cinema etc. Foi um marco”, afirmou, além disso.

Para toda a cidade

A coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CREPPIR) Márcia Damaceno, visitou a exposição.

Ela afirmou, por exemplo, que a iniciativa do professor e da turma é tão boa que merece ser levada a toda a cidade.

Talvez até mesmo como parte da Kizomba – Festa da Raça, celebração da cultura negra que ocorre em novembro.

“A vice-prefeita, Patty Ferreira, conheceu a exposição e ficou encantada. E realmente, essa discussão do afrofuturismo dialoga diretamente com nosso Plano Municipal da Igualdade Racial e não só pode como deve se discutido o ano inteiro”, disse, em suma.

A exposição apresentava artesanato, cartazes, desenhos, vídeos, grafites, colagens, frases e até um retrato de Angela Davis, uma verdadeira Pantera Negra e grande filósofa da luta do povo preto.

Portal do Futuro

“Além de todo o trabalho construído a partir das referências, a exposição também conta com o que chamamos de Portal do Futuro, onde cada aluno que passou por aqui e se identifica como pardo ou preto deixou registrado os seus sonhos de futuro,” apontou Fhelipe.

Tanto o professor quanto os alunos foram convidados a participar das reuniões de organização da Kizomba.

Isso para, acima de tudo, ajudar a prefeitura a transportar essa reflexão a toda a população de Diadema.

Após a visita à exposição, a coordenadora Márcia Damaceno pôde conversar com cerca de 100 jovens da SODIPROM, de diversas turmas e idades.

Márcia se apresentou, apresentou a coordenadoria e os serviços da CREPPIR, como a interlocução com as secretarias.

Tudo isso para a aplicação do Plano e o recebimento de denúncias de racismo.

Sobre o racismo, Márcia expôs suas várias vertentes e a necessidade de políticas públicas para combatê-las. Por fim, falou sobre a Kizomba e reforçou o convite à Sodiprom.

“É preciso que a juventude não apenas participe desses eventos, mas que vocês realmente se interessem e dêem a sua opinião”, disse.

E concluiu: “É assim que vamos mudar Diadema e o mundo. Axé!”

You may also read!

Casa do Hip Hop completa 10 anos neste sábado (06.12)

Ao longo deste tempo, importantes artistas do cenário nacional se apresentaram, em primeiro lugar, no equipamento cultural Inaugurada oficialmente em

Read More...

São Bernardo lança ‘Passaporte da Inclusão’ e garante gratuidade a pessoas com deficiência e TEA em parques

Iniciativa reforça o compromisso da gestão com a inclusão e o direito ao lazer; alegria e emoção deram o

Read More...

Show do Bilhão

Por Marli Gonçalves* BBBBilhão, já pensaram? Logo logo nessa toada vai ter reality show prometendo reajustar o prêmio para justificar

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu