Artesãos do Circuito das Artes participam pela primeira vez do Festival do Chocolate

In ABCD, Turismo On
Fotos: PMETRP

Projeto acontece também em espaços públicos autorizados pela Prefeitura_

Pela primeira vez, os artesãos que fazem parte do Circuito das Artes, cadastrados junto à Secretaria de Turismo de Ribeirão Pires, participaram do 14º Festival do Chocolate da cidade. O projeto visa incentivar o artesanato e a gastronomia local, além de proporcionar a atividade cultural, criativa e econômica, com geração de trabalho e renda. O Circuito das Artes acontece em espaços públicos autorizados pela Prefeitura e é destinado à exposição de objetos novos, de cunho artesanal e trabalho manual.

“Foi a primeira vez que deram oportunidade para o pequeno artesão, assim como eu, de participar do Festival do Chocolate. E está sendo uma experiência maravilhosa, estamos sendo vistos por pessoas de vários lugares. Meus produtos estão indo para Santos, Campos do Jordão. Isso não tem preço”, comentou Zilda de Rezende Antoniassi, do Chalé Zilda Artesã, que trabalha há mais de 40 anos com costura criativa, pintura, bordado entre outras técnicas.

Zilda trabalha há mais de 40 anos com costura criativa

Moradora do bairro Santana, Nataly Calambaro deixou o mdf de lado e passou a se dedicar a confecção de laços há aproximadamente 7 anos, quando surgiu a Nabella Laços. “Percebi que os laços estavam em alta e comecei a assistir aulas no Youtube para aprender novas técnicas. Me apaixonei e isso virou um ‘extra fixo’. Fico sempre atenta às novidades, tanto que, para o Festival trouxe muitas peças da Barbie”, comentou.

Nataly Calambaro aprendeu a fazer laços vendo vídeos no YouTube; investiu em peças inspiradas na Barbie para o Festival

Depois de ter participado da Entoada Nordestina e da Festa de Santo Antônio, Léa Lacerda Bela, do Chalé Léa Artesanato, não via a hora do Festival do Chocolate começar. “Trabalhava com aneis e pulseiras desde 2006 como uma forma de superar a depressão. De lá para cá, aprendi outras técnicas e, hoje em dia, faço outras peças como chinelos personalizados e bijuterias”, disse a moradora do bairro Santa Luzia.

Formada em Educação Física, a moradora do Centro Alto, Luzia Diana Maquea Pol, assim como muitas mães, precisou parar de trabalhar quando o filho nasceu. “Nas horas livres comecei a me dedicar a confeccionar velas. O que era um hobbie acabou se tornando uma nova profissão que me colocou de volta ao mercado de trabalho. Nossas velas temáticas de chocolate fazem muito sucesso’, completou a artesã do Chalé Diana Velas.

Quem vier ao Festival também vai encontrar produtos em macramê, biscuit, licores artesanais, derivados do cambuci, saboaria, mosaico e muito mais.

 

You may also read!

Programa de recapeamento contempla vias do Jardim Cláudia, região dos Casa, e beneficia moradores

Com investimento de R$ 2,3 milhões de São Bernardo, pacote de melhorias viárias no bairro inclui pavimentação, acessibilidade e

Read More...

Prefeitura de São Caetano do Sul promove Caminhada Inclusiva de conscientização ao autismo

“Informação gera empatia. Empatia gera respeito!” Os dizeres de uma das muitas faixas na Caminhada Inclusiva pelo Abril Azul, mês

Read More...

Taka entrega novo tomógrafo ao Quarteirão da Saúde de Diadema

Equipamento de ponta substituiu o antigo e vai realizar, acima de tudo, mais de 600 exames de imagem mensais A

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu