UBS-Escola: São Caetano é a primeira cidade da região a lançar edital de obra dentro da nova Lei de Licitações

In ABCD, Canto do Joca On
Prefeito José Auricchio Júnior

A construção da UBS-Escola, no Centro de São Caetano do Sul, é a primeira obra da região licitada seguindo os parâmetros da nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021).

Entre outras vantagens para o poder público, a norma traz qualidade nas contratações, agiliza os processos e otimiza os procedimentos de planejamento e execução.

O prazo de implantação obrigatória das regras foi prorrogado pelo governo federal para até 30 de dezembro deste ano.

O edital para a construção do equipamento foi publicado segunda-feira (31/7) no Diário Oficial Eletrônico.

A UBS-Escola é uma parceria da Prefeitura com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).

Visa a melhor atender à demanda da população do Centro pelos serviços da Atenção Básica de Saúde.

A unidade vai funcionar dentro do Campus Centro da USCS, servindo como campo de estágio para os alunos de Medicina e outros de Saúde.

A expectativa é a de 400 a 700 atendimentos por dia, entre consultas, exames, oferta de medicamentos e visitas domiciliares.

A UBS-Escola deverá ser concluída em dez meses após a assinatura da ordem de serviço. O investimento previsto é de R$ 6 milhões.

Celeridade

A nova Lei de Licitações trará celeridade ao processo de contratação da empresa responsável pela obra.

Um exemplo é que, no caso de uma concorrência pública (como essa), o prazo entre a publicação do edital e a sessão para o recebimento das propostas cai de até 30 dias para apenas 10 dias úteis.

“Tomamos a iniciativa de fazermos essa obra pela nova legislação. Apesar de o governo federal ter prorrogado o prazo de implantação obrigatória, nós já tínhamos nos adaptado, inclusive com a capacitação dos servidores. Acredito que em até 40 dias finalizaremos a primeira concorrência pública do ABC dentro deste novo modelo”, ressalta, por exemplo, o prefeito José Auricchio Júnior.

Prazo respeitado

“Embora muitos municípios ainda não tenham tomado providências efetivas para se adequarem à nova legislação, nós respeitamos o prazo original definido pela nova Lei de Licitações para elaborar o decreto regulamentador (Decreto Municipal 11.914, de 12 de abril de 2023, que consolida a norma em âmbito municipal) e criar as estruturas físicas e de pessoal necessárias para implantar as novas regras”, afirma, além disso, a secretária municipal de Gestão e Governo Digital, Carla Nascimento.

“Assim, pudemos iniciar a aplicação da nova lei, saindo na frente da maioria dos município”, afirma, da mesma forma.

Segundo a titular da Seged, o pioneirismo de São Caetano “ajudará a ir capacitando todos os profissionais envolvidos, administrando e corrigindo os novos fluxos de trabalho até que a aplicação da nova lei se torne definitivamente obrigatória”.

A iniciativa reafirma, acima de tudo, a eficiência das políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura pela boa governança.

Aliás, São Caetano é, em suma, a melhor cidade do Brasil em práticas ESG (Environmental, Social and Governance), sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança.

O resultado consta, em conclusão, da 3ª edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, do CLP (Centro de Liderança Pública), divulgado em 2022.

You may also read!

Natal Iluminado de São Bernardo estreia neste sábado com orquestra sinfônica e espetáculo de luzes

Maior festejo de fim de ano da história da cidade terá Pista de Patinação no Gelo, árvore gigante de

Read More...

Papai Noel chega a Diadema no dia 14

Natal da Esperança preparado pela Prefeitura terá, além da apresentação do Bom Velhinho, árvore e vila de Natal e

Read More...

Mauá celebra 71 anos entre as 20 cidades do país mais bem avaliadas no acesso aos serviços de tratamento de esgoto

Com o indicador de 91% de tratamento de esgoto, Mauá já alcançou 10 anos antes as metas de universalização

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu