Diadema é referência no Encontro Nacional de Gestores de Economia Solidária

In ABCD On
Marcelo Lucas e Patty: apresentando a todo o Brasil os avanços de Diadema na Economia Solidária. Fotos: SEDET

Município atende mais de 780 empreendedores e empreendimentos, sendo a maioria deles formados por mulheres (61%) e por pretos e pardos (71%)

Entre 31.07 e 04.08, a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Patty Ferreira, e Marcelo Lucas, Diretor de Políticas de Trabalho, representaram Diadema no Encontro Nacional de Gestores de Economia Solidária, em Salvador (BA), ocasião em que a rede comemora 20 anos de existência.

Com o slogan “É Tempo de Avançar – Por uma Economia Solidária e Sustentável”, o evento ressaltou o momento de reconstrução da democracia.

Além disso, o da retomada do desenvolvimento no Brasil e também a luta pela construção do Sistema Nacional de Economia Solidária.

O evento contou com representantes de governos estaduais e municipais, universidades, e instituições que atuam com Economia Solidária.

O evento contou com representantes de governos estaduais e municipais, universidades, e instituições que atuam com Economia Solidária.

Foram realizadas diversas apresentações e debates, com temas como “Desafios e Soluções nas Políticas Públicas de Economia Solidária no Brasil”, “Institucionalização: Faces e Intersetorialidade na Construção do Sistema Nacional de Economia Solidária”, “Orçamento Público: Soluções de Fomento das Políticas Públicas de Economia Solidária”, “Marco Regulatório: Reconhecimento Legal e Promoção da Economia Solidária nos Estados e Municípios” e “Territórios: Dinamismo Econômico e Potencialidades Locais.”

Ao longo do encontro, foram inúmeras as trocas de experiências, como visitas a quilombos de cordoaria nos municípios de Lauro de Freitas e Camaçari e visitas a lojas de Economia Solidária instaladas em vários shoppings de Salvador e de Lauro de Freitas, que com certeza alimentarão um processo de reflexão sobre a melhoria permanente da Economia Solidária em Diadema.

Referência

Diadema, aliás, assumiu um protagonismo maior no penúltimo dia, contando com uma mesa para expor sua experiência em Economia Solidária e contribuir para o processo de debate dos participantes acerca das práticas e avanços necessários.

Em sua apresentação, Patty Ferreira abordou a existência de um Plano de Economia Solidária em Diadema, com ações e recursos previstos do PPA, a existência do Programa Coopera Diadema, o Centro Público de Economia Solidária e sua Incubadora Pública de Economia Solidária, institucionalizados por meio da Lei Municipal 301/2009.

Ressaltou, além disso, o trabalho de formação e fomento à comercialização, alcançando diversos segmentos e empreendimentos.

Entre eles, por exemplo, o Afroempreendedores, Mulheres, Cooperativismo de Plataforma, Cooperativas de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, Empreendedores Populares, empreendimentos de Arte, Artesanato e Economia Criativa, empreendimentos de Alimentação, empreendimentos da Área da Beleza, Costura e Confecção e de Serviços.

Patty ressaltou, da mesma forma, que o município atende mais de 780 empreendedores e empreendimentos, sendo a maioria deles formados por mulheres (61%) e por pretos e pardos (71%).

Diretor Marcelo Lucas, o secretário nacional de Economia Popular e Solidária, Gilberto Carvalho, e Patty Ferreira. Fotos: SEDET

Tida como referência nacional, Diadema saiu em alta do evento e, em conclusão, mais fortalecida pelo reconhecimento dos demais gestores de Economia Solidária do Brasil.

You may also read!

Boas práticas em segurança e qualidade conferem certificação internacional ao Hospital de Urgência de São Bernardo

Prefeito Orlando Morando entregou selo nível ouro da instituição canadense Qmentum nesta segunda-feira (25.11), conquistado após seis meses de

Read More...

Escola Livre de Dança de Santo André apresenta mostra final dos alunos a partir desta terça

Apresentações são, acima de tudo, gratuitas e acontecem no Teatro Conchita de Moraes A ELD (Escola Livre de Dança) de

Read More...

Baixa no estoque de sangue do A.C.Camargo Cancer Center impulsiona mutirão em novembro

Tipos A -, AB-, B- e O- são os mais críticos e instituição encoraja mobilização da populaçãoOs estoques do

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu