São Bernardo aprimora atendimento de telemedicina em combate ao coronavírus

In Saúde On
- Updated

Serviço está disponível desde esta segunda-feira (14/09) no site da Prefeitura e no aplicativo “SBC na Palma da Mão”; implantação foi possível pela parceria com Instituto Votorantim

Em parceria com Instituto Votorantim, a Prefeitura de São Bernardo irá aprimorar o atendimento de Telemedicina Inteligente em sua rede de Saúde. O município foi escolhido pela Instituição para receber de forma gratuita o serviço e ofertá-lo em seus equipamentos públicos, principalmente em demandas relacionadas à pandemia do coronavírus.

Com este novo mecanismo, que ficou disponível a partir desta segunda-feira (14/09), no site da Prefeitura e no aplicado “SBC na Palma da Mão”, somado as atuais práticas de combate à COVID-19, a cidade amplia os cuidados para frear a expansão de contágio da doença.

A Rede de Saúde já tem trabalhado com a tecnologia de teleatendimento em consultas por meio do aplicativo WhatsApp. Esta nova ferramenta vai otimizar este serviço e abranger uma maior quantidade de pessoas, o que irá agilizar todo o processo e complementar o que já é ofertado.

De acordo com o secretário de Saúde do município, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, a capilaridade do programa é enorme, o que permite a expansão dos serviços de Saúde e um combate cada vez mais eficaz ao coronavírus.

“Estamos implantando o que há de mais moderno em atendimento remoto. Será uma nova maneira do exercício da medicina, tanto para a triagem de pacientes suspeitos de coronavírus como as demais demandas. Com certeza, é uma prática que veio para ficar em nosso município”, explicou o secretário.

O SERVIÇO – O novo programa oferece o serviço como solução de triagem e utiliza robô para teleorientar pacientes com os sintomas da Covid-19, por meio de etapas. O usuário acessa o site ou por meio do aplicativo e inicialmente pode tirar dúvidas. Quando identificado algum o risco do paciente, ele passa a ser monitorado uma equipe multidisciplinar durante 14 dias ou pode ainda optar por atendimento, via chat ou telefone, também com auxílio de profissionais da Saúde. Se for necessário, o paciente é direcionado para uma teleconsulta, por meio de videochamada com médico.

SELEÇÃO – São Bernardo está entre as 10 cidades do País contempladas com o programa do Instituto Votorantim, com apoio do Banco BV. Os demais municípios selecionados são Mauá, Ananindeua (Pará), Aracaju (Sergipe), Caruaru (Pernambuco), Cuiabá (Mato Grosso), Maringá (Paraná) e Teresina (Piauí). Um dos critérios de seleção é ter mais de 350 mil habitantes. Bem como o IVM (Índice de Vulnerabilidade Social Municipal), elaborado pelo próprio Instituto, que leva em consideração fatores como a proporção da população idosa, o PIB (Produto Interno Bruto) per capita, o número de leitos hospitalares e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), além do número de respiradores por 100 mil habitantes.

You may also read!

Conexão Azul emociona São Bernardo em grande mobilização pela inclusão de pessoas com TEA

Caminhada percorreu a tradicional Av. Kennedy e reuniu 1.300 participantes, entre famílias atípicas, autoridades e apoiadores da causa; evento

Read More...

GCM de Mauá reforça segurança na madrugada e prende dois suspeitos de roubo

Ocorrência foi na região central da cidade. Os indivíduos foram reconhecidos pela vítima e encaminhados ao 1° DP Na madrugada

Read More...

Secretário de Segurança pede pra sair em Rio Grande da Serra

Em nota oficial, na tarde deste sábado (05.04), a Prefeitura de Roo Grande da Serra anunciou o pedido de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu