O presidente da Câmara de São Caetano do Sul, vereador e professor Pio Mielo (PSDB), apresentou indicação à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) para implementação de medidas de segurança viária nas proximidades das cerca de 70 escolas da cidade.
O objetivo da propositura é, em primeiro lugar, o desenvolvimento de uma cultura de respeito e cuidado no trânsito.
Para isso, terá o papel de, acima de tudo, educar condutores e pedestres sobre a importância de compartilhar o uso das vias de forma segura.
Segundo o vereador, esse estudo para segurança no trânsito é necessário.
Ele envolve milhares de pessoas da comunidade escolar que diariamente frequentam as instituições de ensino suas imediações.
Além dos alunos, também se somam, da mesma forma, os pais/responsáveis, familiares, educadores e transportadores escolares.
“É de extrema importância assegurar um ambiente seguro para os alunos, professores, colaboradores, pais, responsáveis, transportadores escolares e demais condutores, levando consideração o bem-estar e a integridade de todos os envolvidos”, justifica o presidente da Câmara na propositura.
Na indicação apresentada à Semob, são sugeridos estudos para algumas medidas de melhoria da segurança viária nos arredores das escolas.
Entre elas estão a instalação de mais placas de trânsito, dispositivos redutores de velocidade e faixas de travessia de pedestres.
Além disso, o uso de cores distintas na sinalização viária próxima às escolas.
Trata-se, por exemplo, de estratégia eficaz para chamar a atenção dos motoristas e reduzir o risco de acidentes.
“Como pai, professor e, na ocasião, vereador e presidente da Câmara Municipal, prezo pela segurança geral das unidades escolares, e a segurança viária e a realização de adequadas ações de mobilidade urbana são questões pelas quais busco incansavelmente melhorias e aperfeiçoamentos. Sendo assim, conto com o apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana no trato da questão”, diz, em conclusão, Pio Mielo.