Organizações criminosas: é possível combater?

In ABCD, Canto do Joca, Cultura On

Juristas analisam avanços, acertos e desafios da legislação que combate crimes de lavagem de dinheiro, terrorismo, tráfico de pessoas, drogas e armas, corrupção e outros

A obra coletiva 10 Anos da Lei das Organizações Criminosas – Aspectos Criminológicos, Penais e Processuais Penais, lançamento da editora Almedina Brasil, compila a análise de diversos especialistas sobre avanços, acertos e desafios desde a implantação da legislação. A lei 12.580, de 2013, definiu as organizações criminosas no País e, a partir da sua caracterização, os procedimentos para investigação e aplicação de penas.

Coordenado pelos procuradores da República Daniel de Resende Salgado e Rodrigo de Grandis, e pelo promotor de Justiça Fábio Ramazzini Bechara, o livro é fruto de pesquisas de professores, advogados, juízes, delegado de polícia federal e membros do Ministério Público, cujas carreiras e contribuições foram e são essenciais para o desenvolvimento dos debates sobre o enfrentamento ao crime organizado.

O volume se divide em três partes, nas quais os especialistas versam sobre o passado, presente e futuro da legislação e dissecam com precisão, entre outros temas, a definição de crime organizado e sua relação com outros tipos penais que ainda permanecem no Código Penal Brasileiro e nas legislações específicas (drogas, seres humanos, terrorismo).

Além de examinar a dinâmica da sociedade e a necessidade de acompanhar o processo evolutivo do direito penal internacional, os autores também comentam a colaboração premiada e a homologação judicial do acordo; a infiltração policial; a cooperação interinstitucional e o compartilhamento responsável das informações. Destinada a acadêmicos e profissionais do Direito, 10 Anos da Lei das Organizações Criminosas favorece, ainda, o amplo debate sobre a elaboração de estratégias efetivas de enfrentamento ao crime organizado.

Ficha técnica

Livro: 10 Anos da Lei das Organizações Criminosas – Aspectos Criminológicos, Penais e Processuais Penais
Coordenadores: Daniel de Resende Salgado, Rodrigo de Grandis e Fábio Ramazzini Bechara
Editora: Almedina Brasil
ISBN: 9786556278889
Páginas: 726
Formato: 23x16x3,8cm
Preço: R$ 259,00
Onde encontrar: Almedina Brasil | Amazon

Sobre os coordenadores

Daniel de Resende Salgado é procurador da República e mestre em processo penal pela USP. Foi secretário de pesquisa e análise do gabinete do Procurador Geral da República, membro auxiliar do CNMP e conselheiro do Conselho Penitenciário do Estado de Goiás. É membro fundador do ID-i (Instituto de Direito e Inovação).

Fábio Ramazzini Bechara é promotor de Justiça em São Paulo e professor dos Programas de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Rodrigo de Grandis é procurador da República, doutor e mestre em Direito Penal (USP). É professor do curso de mestrado profissional da Escola de Direito FGV/SP, professor titular do Programa de pós-graduação em Direito da Uninove e professor de Direito Penal e Processual Penal da PUC/SP.

Sobre a editora

Fundada em 1955, em Coimbra, a Almedina orgulha-se de publicar obras que contribuem para o pensamento crítico e a reflexão. Líder em edições jurídicas em Portugal, a editora publica títulos de Filosofia, Administração, Economia, Ciências Sociais e Humanas, Educação e Literatura. Em seu compromisso com a difusão do conhecimento, ela expande suas fronteiras além-mar e hoje traz ao público brasileiro livros sobre temas atuais, em sintonia com as necessidades de uma sociedade em constante mutação.

You may also read!

Centro de Especialidades Oftalmológicas de Ribeirão Pires chega a 1 ano com mais de 1.700 atendimentos

Local viabilizou, em primeiro lugar, a possibilidade dos moradores de Ribeirão Pires realizarem o diagnóstico ocular completo dentro do

Read More...

Estudantes da rede municipal preparam presentes para o Dia de Quem Cuida de Mim

Comemoração tem objetivo de celebrar as diferentes constituições familiares Com proposta diferenciada para celebrar o Dia das Mães, neste domingo

Read More...

CPTR de Mauá oferece 244 vagas de emprego

Existem, acima de tudo, oportunidades para candidatos com e sem experiência e em empresas da cidade e outros municípios

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu