Joaquim Alessi
O deputado federal Marcelo Lima (PSB) divulgou na manhã desta quinta-feira (20.07) dura e contundente nota de repúdio a declaração machista e misógina do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira Ferreira (PT).
O jornal Diário do Grande ABC publicou na véspera entrevista com o petista, para a qual deu destaque no título à seguinte manchete:
“Única obra de Morando foi eleger a Carla, dispara Luiz Fernando”.
Tal declaração, além do caráter machista e misógino, carrega, acima de tudo, uma grande inverdade.
E mostra, em primeiro lugar, uma opção equivocada do caminho para a disputa eleitoral de 2024, eis que eivada de inverdades.
Mesmo para um adversário político, é impossível negar a quantidade e qualidade de obras realizadas pelo prefeito Orlando Morando nesses seis anos e meio de governo.
Enumerá-las, seria exigir centenas de páginas de um jornal em formato standart.
Tem o piscinão do Paço concluído, o Hospital de Clínicas funcionando, os complexos viários nunca antes imaginados, criação da Fábrica de Cultura, ações exemplares na Educação, Segurança, criação do COI, um olhar inédito para o Grande Alvarenga e demais áreas periféricas.
Enfim, relatar tudo isso cabe em outra reportagem.
E isso não é questão de apoiar ou deixar de apoiar politicamente o prefeito. Mas, apenas ser coerente com a verdade dos fatos.
Escrevo na primeira pessoa, por exemplo, para lembrar a máxima do Jornalismo, de que não se deve brigar com a notícia .
Carla conquista cada destaque
Além disso, cabe destacar a surpresa que foi Carla Morando desde o primeiro dia do primeiro mandato na Assembleia.
Nesse ponto, Orlando Morando, que exerceu por quatro mandatos papel importante na Alesp, pode até reclamar, mas Carla superou-o nas articulações em defesa de São Bernardo e no ABCD.
Orlando, é inegável, sempre foi um ótimo deputado, gostem ou não os adversários. Mas, Carla chegou ao que se pode chamar de excelência.
Dá para fazer melhor? Claro que dá, e então, quem quiser que faça, e receba os louros pelas ações.
O resto é de uma prática que nem pode ser chamada de política, e precisa ter fim.
Mas, o que interessa aqui é a nota de Marcelo Lima.
Leiam, pois, em conclusão:
Nota de Repúdio
“Venho, por meio desta nota, repudiar a declaração do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT) sobre a deputada estadual Carla Morando (PSDB) em entrevista ao Diário do Grande ABC na data de ontem (19/07). A fala desmerece a capacidade e as realizações políticas da parlamentar ao atribuir seu sucesso apenas a uma ação de um homem, subestimando, assim, suas habilidades e esforços individuais. Essa declaração é um reflexo nocivo do machismo presente em nossa sociedade, o qual devemos combater de forma veemente.
‘A deputada estadual Carla Morando está no segundo mandato da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), tendo sido reeleita com a maior votação da história de São Bernardo do Campo (177.773 votos). Não há dúvidas de que seu trabalho tem aprovação da população, e isso é unicamente mérito dela. Reduzir sua capacidade e insinuar que sua vida política é fruto do casamento com o prefeito Orlando Morando é um desrespeito absurdo.
‘Além de ser uma grande amiga, Carla também é uma parlamentar admirável. É incansável na sua busca em levar recursos para a nossa região, não tem medo de comprar briga com quem quer que seja para defender o que é melhor para a população. É trabalhadora, atenta a tudo. Me ligou às 00h durante a votação da Reforma Tributária para nos mobilizarmos contra um artigo que prejudicaria São Paulo. Em esforço conjunto, nós conseguimos.
‘Então, deputado Luiz Fernando, Carla não é obra de ninguém. Carla é obra dela mesma, assim como todas as mulheres desse país. Esse tipo de discurso não pode mais ser admitido. Toda minha solidariedade à deputada.
‘Assinado,
Deputado federal Marcelo Lima (PSB-SP).'”