Foram, em primeiro lugar, aproximadamente 810 consultas no primeiro no primeiro mês de funcionamento
Em 17 de junho, a Prefeitura de Ribeirão Pires inaugurou a nova USF (Unidade de Saúde da Família) do Parque Aliança, a maior da cidade.
Com o novo sistema informatizado, novos equipamentos, espaço acessível e moderno, a unidade completou o primeiro mês com aproximadamente 3.000 atendimentos realizados, entre eles consultas, vacinas e procedimentos médicos.
No que se refere às consultas médicas, foram cerca de 810 atendimentos entre ginecologia, pediatria, psicologia, nutricionista, além de clínica geral.
A unidade recebeu, acima de tudo, investimento de R$ 2,2 milhões para a parte estrutural e a aquisição de equipamentos e mobiliário.
A USF facilitou o acesso para moradores dos bairros Vila Belmiro, Serrano, São Caetaninho, Vila Gomes e Planalto, até então referenciados pela USF Jardim Guanabara.
“Muita felicidade”
Maria Ivonete de Jesus, moradora há mais de 30 anos, celebrou, por exemplo, a nova unidade no bairro.
“A gente viu esse local abandonado e ver hoje um atendimento de primeira é um motivo de muita felicidade para todos nós que necessitamos do atendimento público”, disse.
Anunciada em 2014 com recursos da União, a obra da USF Parque Aliança ficou parada por nove anos. Para regularizar a situação da cidade junto ao Governo Federal, a Prefeitura precisou fazer, em 2021, a devolução de R$ 750 mil do Tesouro Municipal. Com isso, foi possível retomar e concluir as obras da USF Parque Aliança.
O prefeito Guto Volpi, destacou os resultados do novo padrão de saúde implantando na cidade.
“Estamos trabalhando para que a saúde de Ribeirão Pires seja funcional, moderna e humanizada. E já estamos colhendo resultados com atendimentos mais agilizados para população”, explicou, em conclusão.
Na Rua Antônio Fortes, 278, a USF Parque Aliança funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.