No total, serão, em primeiro lugar, 300 mudas plantadas ao longo do mês do Meio Ambiente na Estância
Nesta segunda-feira (12.06), a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, plantou, portanto, mais 140 árvores no Pomar Urbano Mata Atlântica, ao lado da UPA Santa Luzia.
A ação faz parte, acima de tudo, das comemorações do Junho Verde.
Ele tem como objetivo promover a conscientização ambiental e a preservação da faina e da flora.
Além de ser parte da ampliação do projeto de revitalização Área de Preservação Permanente (APP).
Com a ação, o total de árvores já plantadas na área chega a 230, e até o final do mês serão mais 70, totalizando 300 novas mudas no local.
A escolha do Pomar Urbano Mata Atlântica se deu em razão da depredação do espaço.
Ele foi restaurado, limpo e rearborizado por meio do programa de revitalização de espaços urbanos da Prefeitura, o “Re-cantos”.
Diversas espécies foram plantadas no pomar, incluindo Cambucá, Cabeludinha, Araça e Grumixama.
Essas espécies foram selecionadas por sua capacidade de se adaptar ao clima da região e por contribuírem para a biodiversidade local.
O plantio dessas árvores contribuirá para a melhoria da qualidade do ar, a redução do calor urbano e a promoção de áreas verdes na cidade.
A Secretária de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Andreza Araújo, destacou a importância do programa de revitalização de espaços urbanos.
Fundamental
“O Re-cantos tem sido fundamental para restaurar e preservar áreas verdes em nossa cidade. O plantio dessas árvores no Pomar Urbano Mata Atlântica é mais um passo para tornar Ribeirão Pires um lugar mais sustentável e agradável para se viver. Além disso, o Junho Verde é uma oportunidade de conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e do uso consciente dos recursos naturais”, disse, em resumo, Andreza.
Com a iniciativa, Ribeirão Pires reforça, acima de tudo, seu compromisso com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.
Sempre buscando, da mesma forma, criar espaços verdes e saudáveis para a população.
“O plantio das árvores no Pomar Urbano Mata Atlântica é um exemplo concreto de como é possível revitalizar áreas degradadas”, afirmou Andreza,
E acrescentou: “E transformá-las em locais de convívio harmonioso entre a natureza e as pessoas”.