Projeto é desenvolvido pelo Consórcio ABC e pela Agência de Desenvolvimento Econômico
Em mais uma etapa do processo de organização de uma instância de governança regional para a área do turismo, o Grande ABC reuniu, nesta quinta-feira (1º.06), entidades representativas do setor.
O encontro ocorreu no Escritório Regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no ABCD, em Santo André.
A iniciativa atende à portaria 41/2021 do Ministério do Turismo. O projeto é articulado pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, por meio do Grupo de Trabalho (GT) Turismo, e pela Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC.
O objetivo é promover o desenvolvimento regional do Turismo, por meio da articulação entre os diversos atores e instituições envolvidas, incluindo representantes dos setores público, privado e da sociedade civil organizada, explicou a coordenadora de Programas e Projetos do Consórcio ABC Lívia Rosseto.
A instância de governança regional para o turismo deve atuar na elaboração e implementação de planos e projetos de desenvolvimento turístico regional, na definição de diretrizes e metas para o setor, no estabelecimento de parcerias e na busca por recursos para o financiamento de iniciativas turísticas.
“Com isso, a iniciativa vai contribuir para a gestão integrada e sustentável do turismo em nível regional, visando ao desenvolvimento socioeconômico e à melhoria da competitividade dos destinos turísticos”, afirmou a coordenadora do Consórcio ABC.
O encontro contou, em conclusão, com a participação de empresários, representantes das prefeituras, universidades, organizações não governamentais e do gerente regional do Sebrae Grande ABC, Paulo Cereda.