Ação visa a prestar assistência à população em situação de rua no período mais frio do ano
Nos quatro primeiros dias da Operação Inverno, de quinta-feira (25.05) a domingo (28.05), foram realizadas 38 abordagens sociais e 94 acolhimentos noturnos em Mauá.
Na ação, promovida pela Prefeitura, são intensificadas, portanto, as abordagens à população em situação de rua em dias em que os termômetros marcarem menos de 15°C, além da ampliação do atendimento.
O trabalho é coordenado, em primeiro lugar, pela Secretaria de Assistência Social.
Isso, em conjunto com o Fundo Social de Solidariedade, Defesa Civil, com apoio das secretarias de Saúde, Serviços Urbanos e GCM (Guarda Civil Municipal).
Nas ruas, as equipes fazem, acima de tudo, a busca ativa e a sensibilização das pessoas para que se protejam do frio e procurem pelos serviços de acolhimento noturno do município.
Encaminhamento
Aquelas que aceitam são encaminhadas ao Albergue Municipal ou ao alojamento no Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua).
Além do pernoite, elas terão acesso a itens de higiene pessoal e alimentação.
O espaço, recém-reformado, está mais acolhedor. Ganhou mais sanitários e chuveiros, e os dormitórios e refeitórios passaram por readequação.
Agora, o local conta, por exemplo, com sala de atividades socioeducativas, onde são desenvolvidas ações do Ensino para Jovens e Adultos (EJA) para a população em situação de rua e espaço para pets passarem a noite.
Durante a vigência da Operação Inverno, o serviço social pode ser acionado pelo telefone 4547-1061 (Centro Pop), das 8h às 17h.
Já o 199 (Defesa Civil) e o 153 (GCM) funcionam 24 horas.
No ano passado, durante os 143 dias da Operação Inverno 2022, foram realizados, em suma, 5.886 acolhimentos noturnos.
Ou seja, em conclusão, cerca de 40 atendimentos por dia, além de 1.298 abordagens sociais.