Joaquim Alessi
Herdade do Esporão, Vinha do Crasto, Roquette & Cazes e Taylor’s Tawny 10 anos foram impecavelmente oferecidos a seletos convidados
Confesso que não conhecia o supermercado Peg Pese Hortifruti da avenida Palmares, 830, em Santo André, mas o primeiro contato foi de encantamento.
Inaugurado em novembro de 2021, em meio à pandemia, o estabelecimento chega a um ano e meio de atividade de uma forma pra lá de especial.
Na noite desta quarta-feira (03.05), por exemplo, a convite do vice-prefeito Luiz Zacarias, estivemos lá para uma degustação de vinhos.
Degustação, não. Uma superdesgustação em todos os aspectos.
Rótulos maravilhosos de Portugal, público seleto, porque não cabia mais gente, segundo o próprio Zacarias, e uma recepção sem igual.
Fazia muito tempo que o ABCD carecia de um carinho tão grande e tanta gentileza.
Adega de respeito
Para quem conhece um pouco sobre vinhos, a adega do Peg Pese é um verdadeiro paraíso.
Não apenas por exemplares sofisticados e caros, como o italiano Sassicaia, por exemplo, mas principalmente pela variedade impressionante de mais 1,5 mil rótulos.
E todos, dos mais básicos até os ícones da vinicultura, a preços extremamente compensadores.
Embaixador
Para falar da superdegustação desta quarta, o destaque começa pela presença do Embaixador da Herdade do Esporão e Vinha Crasto no Brasil, Antonio Bravo.
Expert, o sommelier proferiu, por exemplo, uma aula magna sobre história dos vinhos portugueses, relatou aspectos históricos, culturais e todos os que compõem a enogastronomia.
Conduziu com maestria a experiência de harmonização, a começar pelos brancos destacáveis, a exemplo do Bico Amarelo, Esporão Colheita 2021 e o Esporão Reserva Branco 2020.
Numa escala crescente, eles foram exibindo seus aromas e sabores de forma incrível. Harmonizados com queijos. em casamento perfeito.
Nos tintos, mais rótulos de cair o queixo. A começar pelo Esporão Reserva 2018 e passando pelo Crasto Superior DOC. Memoráveis!
No grand finale, a excelente surpresa da noite, que eu ainda não conhecia: Roquette & Cazes Douro 2019. Com seus aromas de cereja, frutas vermelhas, framboesa, amora… hummmmm. Vale muito a pena ser saboreado.
Harmoniza espetacularmente bem, por exemplo, com massas, a exemplo da servida pelo Peg Pese.
Em conclusão, o que não poderia faltar, um Vinho do Porto de profunda qualidade: Taylor’s Tawny 10 anos, que teria uma maridaje perfeita com um pastel de nata.
Enfim, ficaria mais horas aqui escrevendo sobre essa experiência, acima de tudo, marcante e única.
Mas, teremos outras oportunidades para relatar novas histórias de vinhos encontrados no Peg Pese.
Agradecimento especial, além disso, ao diretor da casa, Marielson Oliveira, um gentleman.