Capítulo já está disponível, portanto, no canal do YouTube do programa; iniciativa visa a apresentar cultura presente nos bairros
Histórias especiais de moradores da Vila Floresta são, acima de tudo, o destaque do sétimo episódio do programa Santo André na Lupa.
O programa produzido pela Secretaria de Cultura tem o objetivo de desbravar a cultura de cada bairro da cidade e apresentá-la para toda a comunidade.
O novo episódio já está disponível, portanto, no link: http://acesse.santoandre.br/LupaNaVilaFloresta
Os personagens são Bruno Wolf e Mauro Ferreira, respectivamente vice-presidente e presidente da Sociedade Orquidófila de Santo André, fundada há mais de 60 anos, além de Cleber Toledo, mestre cervejeiro e comerciante, e Sérgio Morais, líder e maestro da big band XJazzOrchestra.
Uma das marcas do programa Santo André na Lupa é ampliar o conceito de cultura.
Por isso inclui temas como gastronomia e religião, por exemplo, descobrindo histórias que contribuem para a pluralidade artística e cultural da cidade.
Primeira temporada
A primeira temporada do programa Santo André na Lupa começou em janeiro de 2023 e terá oito episódios, veiculados quinzenalmente.
O primeiro episódio retratou, por exemplo, personagens muito conhecidos do Jardim Ana Maria: Aparecido Levi da Silva, o “Pai Levi” líder espiritual do Candomblé de Angola, Milson Bernardo, diretor da Associação Jardim Ana Maria e mobilizador cultural, e Emerson Santtana, ator e artista circense.
O segundo, sobre o Jardim Santo André, mostrou Neta Lavor, cineasta e produtora cultural, Maria Aparecida Antoniasse, líder comunitária e autônoma, e Gabriel Macedo, artista e estudante.
Personagens
Personagens da Vila Guiomar e da Vila Sacadura Cabral ilustraram, da mesma forma, o terceiro capítulo.
Foram eles o comerciante Paulo Salles, proprietário da Paulo Lanches, o autônomo Roberto Gomes da Silva, antigo morador dos prédios do IAPI, e o diretor da ONG ABCD’s, Marcelo Gil.
E o Parque Jaçatuba foi a atração do quarto episódio.
Teve como personagens o professor e baterista Gil Oliveira, o quadrinista Oskar Rizzo (o Cash Fire), e o designer e grafiteiro Thiago Fheit.
Já na Vila Assunção, os personagens retratados foram Jessé Roberto Barizon, administrador do Cemitério da Vila Assunção, Vagner Tome, mestre de Aikidô, e Jonathas Honório, sócio do Skina’s Bar, também conhecido como o ‘Bar do Cemitério’.
No sexto episódio, o Parque Marajoara apresentou André Dutra, mestre cervejeiro e comerciante, Iago Amabis, dançarino e diretor de dança, e Antônio Duque, o Tota, desenhista e muralista.
O episódio final retratará personagens do Recreio da Borda do Campo.
Após o lançamento, os programas ficam disponíveis no canal: https://www.youtube.com/@santoandrenalupa.
O programa é idealizado e realizado pela Secretaria de Cultura de Santo André.
Tem produção, acima de tudo, de Daniel Tossato, o “Foguinho”, direção de Bruno Pires Badain e apresentação de Marcel Melinsky.
Outros detalhes, informações e vídeos com extras, bastidores, melhores momentos e muito mais podem ser conferidos, em conclusão, no Instagram e no TikTok do projeto Santo André na Lupa (@santoandrenalupa).