Parceria entre Fundação do ABC e Governo do Estado de São Paulo, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André instalou novos aparelhos de mamografia, endoscopia e colonoscopia.
As aquisições integram, em primeiro lugar, amplo programa de modernização do parque tecnológico da unidade.
Desde 2022, a unidade tem trabalhado no sentido de renovar seus equipamentos para reforçar a qualidade e a segurança dos atendimentos aos pacientes.
No ano passado, por exemplo, o AME-SA já havia substituído os aparelhos de tomografia e densitometria por modelos mais avançados.
Além disso, recebeu oito desfibriladores e três novos carrinhos de anestesia de última geração para utilização nos centros cirúrgicos.
Em todos os casos, os processos licitatórios foram conduzidos, em suma, via Secretaria de Estado da Saúde.
Modernização
O novo mamógrafo, modelo Selenia Dimensions, conta com exames 2D/3D, além de possibilitar a realização de biópsias guiadas.
O uso da nova tecnologia permite detectar até 65% mais cânceres de mama invasivos do que o modelo 2D.
Tem maior precisão em mamas mais densas e tempo de aquisição menor do que 4 segundos por exame, melhorando o conforto das pacientes.
Já os aparelhos de endoscopia e de colonoscopia utilizam imagens fornecidas por uma câmera para identificar possíveis lesões, realizar biópsias e pequenos tratamentos, como cauterizações, em todo o trato intestinal.
Além do tratamento, são importantes ferramentas para rastreio de neoplasias do trato gastrointestinal.
Vocacionado ao atendimento ambulatorial em diversas especialidades e referência para munícipes de todo o ABCD, o AME-SA oferta exames e cirurgias de baixa e média complexidade para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em 2022, por exemplo, a unidade realizou cerca de 93 mil consultas e atendimentos, 9.355 cirurgias, além de 123.597 exames e procedimentos.
Nova direção
Em meados de abril, o AME Santo André passou a ter como diretora-geral a Dra. Maria Odila Gomes Douglas.
A médica deixou a vice-Presidência da Fundação do ABC para assumir o desafio de comandar um dos mais importantes equipamentos públicos do ABCD.
Intensivista, ela é professora do Centro Universitário FMABC e tem ampla experiência na área de gestão em Saúde.
Registra, em conclusão, passagens como dirigente em diversos hospitais, entre os quais o Centro Hospitalar Municipal de Santo André, Instituto de Infectologia Emílio Ribas II da Baixada Santista e Hospital de Clínicas de São Bernardo do Campo.