A Prefeitura de Santo André entregou na sexta-feira (14) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Infantil Faisa.
Localizada à rua Adolfo Bastos, na região central, a unidade vai prestar assistência 24 horas para pacientes de 0 a 14 anos.
As especialidades serão clínica médica, internação, sutura, curativo, eletrocardiograma e dispensação de medicamentos.
Além de representar o resgate de um dos principais símbolos do município, o equipamento será o primeiro a atender exclusivamente o perfil pediátrico no Estado.
“Quando eu tinha crise de bronquite ou rinite alérgica, minha mãe me trazia para a Faisa”, disse, em primeiro lugar, o prefeito Paulo Serra.
Além disso, prosseguiu: “Ela dizia que não tinha lugar melhor para cuidar de criança em todo o ABC e ela realmente tinha razão.”
Posteriormente, assinalou: “Quando tive a oportunidade de implementar o Qualisaúde, eu quis resgatar isso.”
“Avaliamos outros locais, mas chegamos à conclusão de que a Faisa deveria ser onde era a Faisa, no mesmo prédio, após a modernização, e agora a gente pode especializar esse espaço para a infância”, afirmou o prefeito Paulo Serra.
A unidade, portanto, foi entregue com ambiência preparada para público infantil, que visa deixar as crianças mais calmas e confortáveis durante a permanência.
Qualisaúde
A UPA foi entregue dentro dos padrões do programa Qualisaúde e possui uma recepção com três pontos de atendimento, sala de espera com brinquedoteca, três consultórios, além de salas de classificação de risco, medicação, coleta, internação, estabilização e isolamento.
“É o resgate de um símbolo, de um orgulho e de uma cidade que se redescobriu, que está cada vez mais bonita, cada vez mais bem cuidada e com a nossa gente com cada vez mais qualidade de vida”, completou o prefeito Paulo Serra.
O local será habilitado como UPA porte III e recebeu investimento de R$ 2,8 milhões para se enquadrar ao programa Qualisaúde.
Portanto, o atendimento terá início na terça-feira (18), a partir das 6h.
“Hoje a gente simboliza um resgate da história da saúde pública em Santo André. Antes do SUS existia a Faisa para atendimento da infância e maternidade e ali foram os primeiros passos do Sistema Único de Saúde. A partir de 1988, com a criação do SUS, a Faisa foi incorporada junto à Secretaria de Saúde, tendo muitos dos profissionais permanecendo trabalhando com a gente”, explicou o secretário de Saúde, Márcio Chaves Pires.
Histórico
Criada em 1967, a Faisa (Fundação de Assistência à Infância de Santo André) foi durante muitos anos referência na saúde infantil. A rede de atendimento chegou a contar com 11 ambulatórios descentralizados com capacidade de 6.000 consultas ao mês, além de dois serviços de urgência e emergência.
A primeira e principal unidade da Faisa contava com 20 leitos para internação de casos clínicos de urgência e emergência. Em 2005, esse prédio deu lugar a um Pronto Atendimento voltado a todos os públicos, que posteriormente se tornou a UPA Central.