Diadema começa na segunda (20) a vacinar grávidas e puérperas com vacina bivalente contra Covid-19

In ABCD, Saúde On
Foto: Divulgação/PMD

Esse é o terceiro grupo liberado para receber a dose que protege contra novas variantes do novo coronavírus

Gestantes e puérperas de Diadema já podem receber o reforço contra a Covid-19 com a vacina da Pfizer bivalente, a partir da próxima segunda-feira (20).

Essa é a terceira fase da campanha de reforço, que já está vacinando pessoas de 60 anos ou mais, pessoas com 12 anos ou mais vivendo em instituições de longa permanência (ILPI – Instituições de Longa Permanência para idosos e RI – Residência Inclusiva), abrigados e os trabalhadores destas instituições, imunocomprometidos com 12 anos ou mais e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Para receber a nova vacina, é necessário ter completado o esquema básico (D1 e D2) com a vacina monovalente ou já ter recebido uma ou mais doses de reforço, desde que respeitado o intervalo de quatro meses da última dose.

No momento da vacinação, deve ser apresentado o documento pessoal com foto (CNH ou RG) e CPF e apresentação do cartão de vacinação anterior.

Pessoas com comorbidades precisam apresentar ainda documentação que comprove a condição clínica.

“As equipes passaram por treinamentos específicos para aplicar essa vacina e as Unidades Básicas de Saúde estão de portas abertas para receber a gestantes e puérperas, assim como as demais pessoas do público-alvo”, afirmou Maria Luiza Malatesta, coordenadora da Atenção Básica de Diadema.

Pfizer bivalente

As vacinas bivalentes são consideradas como a segunda geração do imunizante e possuem, em sua composição, a cepa original e a variante Ômicron (prevalente em todo o mundo atualmente) e suas subvariantes.

Tanto as vacinas monovalentes como as bivalentes são seguras e aprovadas pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Elas agem do mesmo modo no organismo, dando estímulos para o sistema imunológico produzir anticorpos contra o vírus Sars-COV-2.

“A vacinação continua sendo a forma mais eficaz de prevenir a covid-19, reduzir as formas graves, internações e óbitos pela doença e salvar vidas. Por isso, é importante tomar as vacinas no prazo indicado. Nossa orientação é quem ainda não completou o ciclo vacinal ou está com dose em atraso que procure sua Unidade Básica de Saúde para ficar em dia com a proteção”, explica a coordenadora da Vigilância em Saúde, Cristina Marins.

Devido o quantitativo de doses disponíveis no mercado atualmente, a vacina está sendo aplicada conforme cronograma escalonado proposto pelo Ministério da Saúde, a saber:

– Fase 1: a partir de 27/02/2023:

1.      ·         Pessoas com 70 anos ou mais

2.      ·         Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) com 12 anos ou mais

3.      ·         Abrigados e os trabalhadores dessas instituições

4.      ·         Imunocomprometidos com 12 anos ou mais

5.      ·         Comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas

– Fase 2: a partir de 06/03/2023:

6.      ·         Pessoas de 60 a 69 anos

– Fase 3: a partir de 20/03/2023:

7.      ·         Gestantes e puérperas

– Fase 4: a partir de 17/04/2023:

8.      ·         Trabalhadores da saúde

9.      ·         Pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais

10.  ·         População privada de liberdade com 18 anos ou mais

11.  ·         Adolescentes cumprindo medidas socioeducativas de 12 a 17 anos, 11 meses e 29 dias

12.  ·         Funcionários do sistema de privação de liberdade

A população apta a receber o reforço será ampliada por fases e de acordo com a chegada de novas doses à Central de Imunobiológicos do município.

Vacinação Covid-19

O início ou continuidade dos esquemas vacinais primários (D1 + D2 para população em geral; D1 + D2 + D3 para imunossuprimidos) ou reforços com o imunizante monovalente está disponível para crianças entre seis meses e 4 anos, crianças entre 5 e 11 anos e adolescentes e adultos a partir de 12 anos.

As vacinas contra a Covid-19 estão disponíveis em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, por livre demanda.

Confira o endereço das UBS em: https://portal.diadema.sp.gov.br/conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19/

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu