Departamento da prefeitura resgatou, em primeiro lugar. mais de 238 animais somente neste mês
A Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Pires, por meio do Departamento de Proteção à Fauna Silvestre e Bem Estar Animal, atuou em 40 casos de maus tratos em fevereiro.
Foram resgatados, acima de tudo, desde animais domésticos, como cães e gatos, até cavalos, vacas e mulas.
Todos os animais salvos receberam atendimento dos veterinários e foram encaminhados para protetores, ONGs e abrigos parceiros do município.
Parte dos cães e gatos já foi doada a munícipes. Os demais irão receber novo lar na feira de adoção mensal, prevista para acontecer no dia 25.
Todos os casos em que os maus-tratos foram constatados, os tutores perderam a guarda e foram multados administrativamente, além de ser realizado um Boletim de Ocorrência no 1º DP da cidade.
Punição
A lei brasileira contra maus tratos estabelece uma pena entre seis meses e um ano de detenção, além de multa que varia de acordo com a condição do animal.
A prefeitura também abre um processo administrativo para apurar e multar casos desse tipo.
Balanço
Em fevereiro, o departamento resgatou 238 animais entre silvestres e domésticos, incluindo 73 saruês, espécie típica da cidade, e 64 pássaros, além de cobras e outros bichos.
Aproximadamente 45% destas ocorrências aconteceram, por exemplo, no Centro da Estância.
Centro Alto, com 9%, e Santa Luzia, com 7%, também se destacam nas estatísticas
Para resgates, denúncias ou entregas voluntárias os números do departamento para contato são: 4824-4197 ou 97211-1112.
Este último, em conclusão, também aceita mensagens via WhatsApp.