Com casos notórios como Americanas, Pan e LivrariaCultura, risco de falências aumenta
Empreender, além de uma necessidade para complementar a renda do brasileiro, é, portanto, o sonho de muitos.
Mas, esse sonho enfrenta cada dia mais entraves.
Segundo levantamento do Serasa Experian, por exemplo, os pedidos de falência em janeiro de 2023 foram os maiores em três anos, aumentando 56,5%.
Tivemos a Americanas, que pediu recuperação judicial em 2023.
Além disso, a Pan Produtos Alimentícios, já em recuperação judicial pediu a autofalência.
Para completar, a Livraria Cultura também já teve a falência decretada e suspensa temporariamente.
Todos eles acendem ainda mais o alerta dos empreendedores.
De acordo com o mentor empresarial e especialista em neurolinguística, Gustavo Medeiros, diversos fatores contribuem para a situação, mas existem alguns cuidados que podem ajudar a evitar a situação.
“O período pós-pandemia, mudanças nos padrões de consumo, crises econômicas, sociais, políticas e diversos outros fatores externos podem influenciar o aumento da falência de empresas”.
“Para proteger a sua empresa dessa problema é fundamental ter bastante organização financeira, tudo deve ir para a ponta do lápis e ser analisado imediatamente para evitar “rombos secretos” que só vão ser descobertos quando já é tarde, mas além disso, é necessário ter uma visão horizontal e perceber as mudanças que o consumidor tem passado atualmente e busca adequar a sua empresa e produtos para atender a essa demanda, o investimento em tecnologia, por exemplo, é fundamental”. Explica.
“Em um cenário de instabilidade como esse, é hora de mais do que nunca focar no diferencial da sua empresa. Por que um consumidor escolheria você e não o seu concorrente?” questiona Gustavo Medeiros.
Sobre Gustavo Medeiros
Gustavo Medeiros é formado em Administração pela Faculdade Estácio de Florianópolis e Master em Programação Neurolinguística (PNL), com experiência de 18 anos no comércio varejista, passando pela gestões de marketing, estratégica e comercial.
Também é especialista em Psicodinâmica do mundo dos negócios, analista comportamental e com especialização em psicanálise em curso.
Hoje atua mais fortemente, em conclusão, nas áreas de consultoria e treinamentos, sobretudo em gestão de clínicas do mercado estético, mas também de consultórios odontológicos.