Multa para descarte de entulho vai passar de R$ 500 para R$ 25 mil

In Canto do Joca, Cidades On

Aumento está previsto em projeto à Câmara Municipal da Capital para coibir ação criminosa, sobretudo de construtoras, que descartam resíduos de obras em vias agravando o problema das enchentes

A Prefeitura de São Paulo enviou à Câmara Municipal na última quinta-feira (2) um Projeto de Lei (PL) que aumenta de R$ 500 para R$ 25 mil a multa para quem depositar entulho , terra e resíduos de massa maior que 50 quilos em áreas e logradores públicos, como ruas e avenidas. O PL estabelece aumento nas multas também para outras infrações, como acumular resíduos sólidos domiciliares em locais não autorizados pelo Poder Público (passando de R$ 50,00 para R$ 2 mil), entre outras (a relação completa está abaixo).

O objetivo do PL é evitar condutas que podem causar maiores danos à saúde da população, atrapalhem o trabalho de limpeza pública e foi pensado como forma educativa de conscientização para um problema que se agrava cada vez mais na cidade.

O PL prevê também aumento das multas para quem não realiza a devida limpeza de uma obra, depois de finalizada, passando de R$ 50,00 para R$ 2 mil por dia. Já para quem deposita resíduos nos chamados “bota-fora”, encostas, corpos de água, lotes vagos, passeios, vias e outras áreas públicas e em áreas protegidas por Lei, a multa passa dos atuais R$ 500,00 para R$ 25 mil por dia.

“Não é possível que atitudes de pessoas irresponsáveis comprometam a vida de toda uma cidade”, afirma o prefeito Ricardo Nunes. “Em épocas de chuvas, como a que estamos passando, o problema se agrava enormemente com os entulhos e lixos depositados irregularmente, que acabam entupindo bueiros e córregos atrapalhando a vida de todos os munícipes”.

O PL foi enviado à Câmara e agora deverá passar pela apreciação das comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Administração Pública. A expectativa do executivo é que isso aconteça na próxima semana e já seja submetida à primeira votação. Depois disso ocorrerão duas audiências públicas e o PL vai à segunda votação, o que deve acontecer até o final deste mês.

De acordo com o líder do governo na Câmara, vereador Fábio Riva (PSDB), a aprovação deste PL será tratada com prioridade pela Casa, dada a gravidade da situação.

“É mais que urgente punir com mais rigor quem contribui de maneira criminosa como a agravamento das enchentes, por meio de descarta irregular”, afirma Riva. “Principalmente no caso de grandes obras geradoras de entulhos, que muitas vezes são descartados irregularmente e acabam em córregos e bueiros”.

Abaixo a relação de todas aa infrações que terão aumento nas multas:
Fato constitutivo/atual proposta
– Acúmulo de resíduos sólidos domiciliares em locais não autorizados pelo Poder Público
– R$ 50,00/R$ 2.000,00

– Acondicionamento de materiais explosivos, tóxicos ou perfurantes,não protegidos por invólucros
– R$ 400,00/R$ 1.500,00

– Uso e instalação de incinerador para queima de resíduos quando não permitidos por legislação própria
– R$ 500,00/R$ 2.000,00

– A Limpeza do local devera ser concluída após a conclusão da obra
– R$ 50,00 dia/R$ 2.000,00 dia

– Depositar quaisquer materias e objetos em áreas e logradouros públicos
– R$ 500,00/R$ 3.000,00

– Depositar entulho, terra e resíduos de massas maior que 50Kg em áreas e logradouros públicos
– R$ 500,00 dia/R$ 25.000,00

-Veículos por mais de 5 dias consecutivos ou material de construção por mais de 2 dias consecutivos
– R$ 25.000,00

– Lançar ou atirar Resíduos em área ou logradouro público
– R$ 500,00/R$ 2.000,00

– Por despejar água servida/tinta/óleo na via publica
– R$ 500,00/R$ 2.000,00

– Morador ou responsável não proceder a limpeza da via durante carga ou descarga (Apreensão)
– R$ 750,00/R$ 3.000,00

– Proibido depositar ou lançar detritos, animais mortos, mobiliário usado, ou qualquer outro tipo de material em via pública/bueiros/corregos
– R$ 500,00/R$ 2.500,00

– Proibido colar, pichar, colar cartazes em logradouros públicos
– R$ 500,00/R$ 1.500,00

– Obstrução das vias pluviais com material de qualquer natureza
-R$ 500,00/R$10.000,00*

– Atear fogo ao lixo
– R$ 250,00/R$ 1.500,00

– Depositar residuos em “bota fora”, encostas, corpos d’água, lotes vagos, em passeios, vias e outras áreas públicas e em áreas protegidas por lei
– R$ 500,00 dia/R$ 25.000,00 dia

– Depositar resíduos de Obras públicas em área pública sem autorização
– R$ 500,00 dia/R$ 3000,00/dia

– Transporte de resíduos causando derramamento na via
– R$ 750,00/R$ 3.000,00

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu