Serviço tem como objetivo, em primeiro lugar, acelerar as consultas médicas dos casos mais complexos
A UPA da Vila Luzita é a primeira de Santo André a contar com sala de teleatendimento.
O serviço, que tem como objetivo diminuir o tempo de espera pelo atendimento médico, começou a funcionar nesta semana e a expectativa da Secretaria de Saúde é levar o serviço para as outras cinco unidades de emergência já nos próximos meses.
“Santo André sempre busca soluções inovadoras para garantir um atendimento cada vez mais eficiente para nossa gente. É a tecnologia sendo usada para modernizar e melhorar constantemente o serviço público”, afirma, em resumo, o prefeito Paulo Serra.
Com o atendimento virtual, após passar pela triagem, o paciente que apresenta queixas mais leves é encaminhado para uma sala especial do serviço, onde um enfermeiro conduz a interação com o médico clínico, que é feita por meio de um computador, equipado com câmera de alta definição.
O local também conta com outros recursos, como impressora na qual o médico pode solicitar exames e indicar medicações que são ministradas na própria unidade.
Parceria
“A SPDM, nossa parceira na rede de urgência e emergência, já atua com teleatendimento em outros municípios, como a Capital, por exemplo, e funciona muito bem. É um serviço específico para casos mais leves, de classificação verde. Isso vai agilizar a consulta dos que precisam de atendimento mais complexo e vai acabar passando mais rápido pelo médico presencial. A gente tira da fila quem tem menos complexidade”, explica, em suma, o secretário de Saúde, Gilvan Junior.
Como se trata de um projeto-piloto, o teleatendimento da UPA Vila Luzita, por enquanto, funciona das 8h às 12h e das 14h às 19h.
O planejamento da Secretaria de Saúde é estender o serviço para outras unidades e ampliar o horário de atendimento.
“Essa tecnologia vai aumentar a nossa capacidade de atendimento e faz parte de um pacote de modernização que será aplicado não só na rede de urgência e emergência como futuramente nas unidades básicas também”, acrescentou, da mesma forma, Gilvan.
Identificação
A sala de teleatendimento está identificada por meio de adesivos e fica ao lado da recepção principal.
Jeferson Tomaz de Paula, 35 anos, morador da Cidade São Jorge, buscou atendimento na unidade nesta quarta-feira (1º) e por se tratar de um caso mais leve, já que ele estava com dor no nervo ciático, foi encaminhado para o teleatendimento.
“Gostei bastante, o médico foi bem investigativo, perguntou coisas que há muito tempo ninguém perguntava. Acho que essa sala vai acelerar o andamento das consultas”, avalia, em conclusão, Jeferson, usuário frequente da UPA.