Prefeitura de São Caetano mantém aulas de idiomas à distância durante a pandemia

In Educação On
- Updated
Lucas, aluno do Celef. Foto: Arquivo Pessoal

Além da boa estrutura das escolas e da capacitação de educadores também é diferencial da Educação de São Caetano a oferta do o ensino de idiomas.

Portanto, após consolidar a estrutura para a oferta de aulas remotas, a Prefeitura tem se empenhado em manter o diferencial das aulas de idiomas por meio da internet.

A assistente social Geise Lima, 48 anos, e o filho Lucas, 13, moradores do Bairro Boa Vista, acompanham as aulas remotas.

Elas são oferecidas pela Escola Municipal de Idiomas e pelo Celef, respectivamente.

Recém-formada, Geise diz, em primeiro lugar, que começou a trabalhar em sua área recentemente e está cursando Português.

“Em meu trabalho, faço relatórios frequentemente. Senti a necessidade de escrever melhor para me aprimorar”, diz Geise, por exemplo.

Lucas, no 8º ano do Ensino Fundamental, estuda inglês no Celef e também não perde uma aula.

“Ele já tem maturidade para entender a importância de estudar. Quanto mais eu sei, mais eu sou. É o que eu sempre digo a ele”, diz, na mesma linha, a mãe.

Para dar suporte ao filho, além disso Geise procura acompanhá-lo nas tarefas e, sempre que há dúvida, busca ajuda dos professores

“Veja que os professores estão se esforçando para se adaptar. Todos estamos aprendendo neste momento”, disse ela, em suma, na condição de mãe e aluna.

Veja, a seguir, posteriormente, como estão sendo oferecidas as aulas de idiomas a distância:

CELEF

O Celef (Centro de Estudos de Línguas do Ensino Fundamental), que se destina a alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino.

Oferece atividades online desde junho.

“Para acessá-las, basta entrar na plataforma Educação Conectada (gg.gg/scseduca) e clicar na sala Celef”, orienta a diretora Elizabeth Tagliatella Orfão.

Os alunos, consequentemente, recebem atividades baseadas em vídeos e músicas, por meio da ferramenta Google Classroom.

Será criado, além disso, um plantão de dúvidas online, por meio da ferramenta de videochamada Meet. Quem precisar, também pode entrar em contato pelo email celef@scseduca.com.br.

Segundo a diretora, cerca de 60% dos mais de 3 mil alunos inscritos no Celef aderiram às atividades online.

Sua equipe mapeia os motivos dos alunos que ainda não participam.

“Algumas mães relatam que não conseguem dar conta de acompanhar as tarefas regulares da escola e mais as aulas extras de idiomas”, afirma Elizabeth.

Mas, porém, ela enfatiza, porém, a importância de seguir com o aprendizado: “Saber um segundo idioma é fundamental para a vida acadêmica e profissional; vale a pena o esforço!”

A diretora do Celef destaca que a escola está à disposição para tirar dúvidas e dar o apoio aos alunos que tiverem dificuldade de acompanhar as tarefas em casa.

Mas tranquiliza: “Quem não conseguir acessar as atividades online não perderá a sua matrícula.”

Aos pais que adquiriram livros do curso, mas ainda não os retiraram, ela informa que a escola está aberta, em regime de plantão, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 10h às 16h.

“Os alunos que ainda não adquiriram o livro não serão prejudicados, uma vez que estamos oferecendo as atividades online.”

PAULO SÉRGIO FIOROTTI

Na Escola Municipal de Idiomas Paulo Sérgio Fiorotti, aberta a munícipes em geral, atividades online são oferecidas, desde abril, pela página da escola no Facebook (https://www.facebook.com/paulosergio.fiorotti.3), com acompanhamento dos professores pelo Whatsapp.  

A partir desta semana, a escola passou a oferecer encontros virtuais, pelo Meet, e atividades por meio da plataforma Google Sala de Aula, onde há espaços online para as 207 turmas que reúnem quase 4 mil alunos nos cursos gratuitos de Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Italiano e Português.

A diretora, Romana Gesuele, explica que para entrar na sala de aula, o aluno precisa acessar a plataforma gg.gg/scseducaidiomas e digitar nome completo e data de nascimento. Ao fazer essa operação, ele receberá um email Google e uma senha para acessar as aulas.  

Caso alguém tenha problema ou dúvida a respeito do procedimento pode entrar em contato diretamente com o professor (pelo Whatsapp) ou com a escola pelo telefone 4233-7673. A escola faz plantões de atendimentos às segundas, quartas e sextas-feiras, das 10h às 16h.

CENTROS DA TERCEIRA IDADE

A Escola Municipal de Idiomas também ministra aulas, gratuitamente, aos frequentadores dos CISEs (Centros Integrados de Saúde e Educação) da Terceira Idade. Para facilitar e simplificar o acesso dos alunos, a forma escolhida para a realização de atividades foi o Whatsapp, uma vez que os alunos já se comunicavam com o professor por meio desse canal, mesmo antes da pandemia.

A professora Romana Gesuele esclarece que todos os alunos, mesmo os que não conseguem realizar as tarefas propostas de forma remota, têm a sua vaga garantida. Mas faz um convite à perseverança: “Para todas as idades, o estudo de idiomas é uma porta que se abre, seja para os estudos, para a vida profissional ou para a realização pessoal. Vivemos tempos conturbados e difíceis, mas estamos nos esforçando ao máximo para atender nosso alunado com competência e esmero. E estamos à disposição para ajudar”.

Texto: Suzel Tunes

Geise, aluna do Paulo Fiorotti. Foto: Arquivo Pessoal

You may also read!

Inovação: Braskem leva novas soluções ao Agrishow

Entre os destaques estão a irrigação por gotejo, filme plástico para silo-fardo (Wrap) e inovações em embalagens e sacarias

Read More...

Unipar leva alunos de Rio Grande da Serra ao Museu Catavento, no Palácio das Indústrias, que comemora um século

Joaquim Alessi A Unipar, líder na produção de cloro e soda e segunda maior produtora de PVC na América do

Read More...

Ribeirão Pires entrega Centro de Especialidades Odontológicas

Equipamento tem capacidade para 600 atendimentos mensais e integra, além disso, pacote de investimentos da Estância na modernização da

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu