Por meio de atualização nos horários da merenda, prefeitura garante alimentação nutritiva e reduz risco de sobrepeso
Diariamente, a Prefeitura de Ribeirão Pires serve mais de 13 mil refeições aos 6.900 alunos matriculados na rede municipal.
E a fim de fortalecer uma alimentação de qualidade, balanceada e nutritiva, como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Secretaria de Educação e Cultura (Secult) deu início ao Projeto Merenda.
Ele promoverá uma atualização nos horários de alimentação dos alunos em toda a rede municipal, que conta com 33 escolas.
O antigo modelo de merenda escolar favorecia a superalimentação dos alunos, pois almoçavam na escola no início do período e comiam frutas ao final.
Com isso, ao chegar em casa, as crianças repetiam a refeição principal.
Agora, com a readequação dos horários, as frutas serão servidas no início do período, e o almoço ao final.
É previsto que todas as escolas municipais atualizem os horários de merenda no decorrer das próximas semanas.
O novo modelo consiste em estabelecer uma alimentação de qualidade, adequada em quantidade, balanceada, sem calorias e com nutrientes suficientes para garantir a saúde dos alunos.
Além de reduzir, da mesma forma, a chance de desenvolverem sobrepeso e suas implicações, como a Hipertensão, Asma, Diabetes, doenças cardiovasculares, entre outras.
“Esse planejamento atende uma orientação muito importante da OMS”, frisou a chefe de unidade de segurança alimentar, Silvana Mieza, responsável pelo projeto. “Essa atualização promoverá um bem-estar em toda a rede e, juntos, vamos fortalecer uma alimentação saudável que é preparada com carinho por todos os nossos agentes escolares”, disse, em conclusão.