Dia Nacional da Visibilidade Trans

In ABCD, Artigo On
Robson de Carvalho *
É celebrado em todo o Brasil, no dia 29 de janeiro, o Dia Nacional da Visibilidade Trans, data que pretende marcar a luta por respeito, dignidade e direitos para todas as pessoas transexuais e travestis. O dia escolhido relembra a campanha Travesti e Respeito, lançada em Brasília em 2004 quando, pela primeira vez, uma comitiva foi até a Capital do País para cobrar por políticas públicas para essa população.
Pessoas trans e/ou travestis são aquelas que em algum momento da vida não se identificam com o gênero que lhes foi atribuído no nascimento, seja na infância, adolescência ou idade adulta. Não é obrigatório fazer cirurgias ou usar hormônios para ser trans, e também não existe um jeito certo ou errado de a pessoa expressar e viver o seu gênero.

O Brasil é o País onde mais ocorrem assassinatos de pessoas trans no mundo, sendo a maioria das vítimas composta por mulheres trans e travestis. O País também é o maior consumidor de conteúdo pornográfico com a temática trans do mundo, o que explicita a relação desrespeitosa que se estabeleceu na sociedade com pessoas que, apenas por não se enquadrarem no que é a norma, são perseguidas. Essa perseguição faz com que a expectativa de vida de uma pessoa trans seja de 35 anos. A média cai para 28 anos se a pessoa for preta.

A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) produz há seis anos um dossiê que registra esses assassinatos. No último dia 26 de janeiro, pela primeira vez, o documento foi apresentado à ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e ao ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida. Envolver o poder público no combate à violência contra pessoas trans é a única forma de conseguirmos uma real mudança nesse cenário. Desde 2017, foram 912 registros, mas especialistas afirmam que a subnotificação é grande.

É preciso educação, primeiro para acabar com a histeria que se formou em torno do termo “ideologia de gênero”, que nunca existiu de verdade. Se existisse, a ideologia seria a cisheteronormativa, já que são apenas as pessoas que se encontram fora dessa “norma” que são perseguidas e excluídas. Ninguém é morto apenas por ser cisgênero. Ninguém é agredido apenas por ser hétero.

Também há necessidade de abordar, com toda a sociedade, inclusive e principalmente dentro das escolas, temas como respeito à identidade e à expressão de gênero, à orientação sexual, às diferenças, que são o que fazem de cada ser humano um universo único. Aqui em Diadema, por meio da Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidades, criada em 2021, temos empenhado todos os esforços possíveis para mudar essa realidade.

Como parte do governo do prefeito José de Filippi Junior e em articulação com outras Secretarias, a Coordenadoria já realizou e apoiou importantes projetos, como webdocumentário, “Vidas Trans Importam”; campanha de retificação de nome e sexo; formação profissional para pessoas trans serem inseridas no mercado de trabalho; a criação do Ambulatório DiaTrans, que atende com equipe multidisciplinar pessoas trans e travestis; um Grupo de Trabalho Intersecretarial para debater dentro da administração medidas que combatam a LGBTQIfobia; a cartilha de orientação para retificação de documentos, entre outros.

Uma série de iniciativas que nos orgulham de dizer que, na nossa cidade, pessoas trans e travestis têm visibilidade e direitos em todos os dias do ano.

* Robson de Carvalho é funcionário público, coordenador de Políticas de Cidadania e Diversidades e um dos fundadores da Associação Viva Diversidade

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu