Números inéditos foram revelados em live nesta quarta (22/7) pelo meu amigo e profundo entendedor de vinhos, Sérgio Queiroz, do Grupo Baco Multimídia, com Felipe Galtaroça, CEO da Ideal Bi Consulting.
Foi observado o espantoso e ótimo crescimento do mercado de vinho no Brasil.
O mercado de vinhos movimentou no Brasil no ano passado R$ 16 bilhões. E tem muito a crescer. O importado chegou a R$ 9 bi.
Os especialistas destacaram o crescimento dos vinhos portugueses no País.
Mais cedo, o jornalista Jorge Lucki já havia destacado a crescente venda de vinhos brancos portugueses no Brasil, como o Casal Garcia, que exportou 250 mil caixas só de brancos para cá.
Em junho, crescemos 20% em relação e junho do ano passado, mesmo durante a pandemia.
A Ideal estima que os supermercados respondam por 75% das vendas de vinhos no Brasil. O e-commerce tem 12% das vendas de vinho no Brasil.
Os vinhos finos brasileiro cresceram de janeiro a maio 20%.
Em junho 2020 contra 2019, “nós dobramos o voume da comercialização de vinho fino e de mesa”, disse Felipe.
No primeiro semestre, 16% de crescimento.
Nosso consumo per capita cresceu. Chegamos ao recorde de 2,13% e acima de 2,23% em junho, comparado a junho de 2019.
Crescimemto efetivo de mais de 5% de consumo per capita.
Espumante nacional
Felipe disse que “embora ainda exista um certo preconceito com o vinho nacional, o consumidor não tem preconceito com o espumante nacional”, e justificou assim porque o espumante português não tem a mesma ocupação do mercado nacional.
Na sequência, atualizaremos as informações, com mais números e detalhes.