Iniciativa que permite cuidado integral ao paciente é reflexo da contratação de novos profissionais para a rede municipal
Em 2022, a contratação de profissionais farmacêuticos para completar as equipes em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de Pronto Socorro Central (PSC) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) permitiu realizar mudanças no fluxo de dispensação de medicamentos e na condução do cuidado ao paciente.
“O farmacêutico tem um papel importante na saúde pública. Atuando nas UBS, por exemplo, o profissional poderá promover ações de educação em saúde, além de possuir atribuições em todas as etapas do ciclo da Assistência Farmacêutica, como seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação. Por acreditar nesse potencial que trabalhamos para expandir a atuação do profissional na rede”, explicou a secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto.
Além disso, a ampliação no número de profissionais serviu de inspiração para três trabalhos dos 80 projetos inscritos na 1ª Mostra Desafio “+ SUS Diadema”, realizada em 15 de dezembro deste ano. São eles: “Implantar o Cuidado Farmacêutico na UBS Vila São José: Consulta farmacêutica”, “Implementação da assistência farmacêutica na unidade básica de saúde Jardim ABC: inovação oportuna” e “Consulta Farmacêutica à Gestante na UBS Inamar”.
Mais informações sobre a Mostra em https://portal.diadema.sp.gov.br/mostra-de-desafios-sus-diadema-premia-iniciativas-no-atendimento/.
UBS Vila São José
Inscrito na 1ª Mostra Desafio “+ SUS Diadema”, o trabalho “Implantar o Cuidado Farmacêutico na UBS Vila São José: Consulta farmacêutica”, de autoria de Leila Furlan e Wellen Tavares de Melo, aborda a consulta farmacêutica que será implantada a partir de janeiro, na UBS São José.
Para Leila Furlan, o papel do profissional extrapola a simples dispensação dos medicamentos e sua presença em todas as UBSs é uma grande vitória. “Isso é uma novidade para nós, que estamos inserindo o farmacêutico na Atenção Básica para trabalhar no cuidado ao paciente. Esse cuidado envolve várias áreas, como verificar se está tomando corretamente o remédio, interações medicamentosas e como isso influi na saúde do paciente. É um trabalho em que podemos agregar com o do médico”, explica. “As pessoas serão encaminhadas pelos agentes comunitários de saúde ou pelo médico, quando percebem que há alguma dificuldade nessa questão”, ressaltou.
Perto de casa
A ampliação do funcionamento da farmácia do Pronto Socorro Central foi uma marca que passou das 7h às 19h para 24 horas. Já a descentralização da dispensação de medicamentos psicotrópicos ocorreu em 1º de novembro, quando passou a ser realizada nas UBSs. Conheça os horários específicos de cada Unidade para dispensação de medicamentos controlados em https://portal.diadema.sp.gov.br/dispensacao-de-medicamentos-psicotropicos-passa-a-ser-feita-nas-ubss/
Para retirar o medicamento psicotrópico é preciso ser munícipe de Diadema, apresentar o cartão do SUS, documento de identificação pessoal com foto (de quem fará a retirada), receita médica vigente (30 dias), carteirinha da Farmácia Central (com a data de retorno) e realização de cadastro (caso ainda não tenha). Já para outros itens fornecidos na Relação Municipal de Medicamentos (Remume), basta ser munícipe de Diadema e apresentar receita vigente, cartão SUS, carteirinha de matrícula ou comprovante de residência. Os endereços das Unidades estão disponíveis em http://www.diadema.sp.gov.br/enderecos/324-contato/ubs.