Eleição para direção escolar ratifica caráter democrático da educação em Diadema

In ABCD, Educação On
Foto: Divulgação Seduc/PMD

Diretores, diretoras, vice-diretores e vice-diretoras são escolhidos pela comunidade escolar em processo eleitoral;

Em 17% das unidades ele foram reeleitos, e as equipes vão ter mandatos de três anos, entre fevereiro de 2023 e janeiro de 2026

Ratificando e consolidando o caráter democrático da educação em Diadema, as 60 escolas e o Cais (Centro de Atenção à Inclusão Social) da rede municipal realizaram, em primeiro lugar, eleição direta das novas equipes de direções das unidades escolares.

No total, 17% das escolas, 28 unidades, reelegeram, portanto, as equipes de direção.

Em 15 escolas, as chapas eleitas tinham, acima de tudo, algum integrante da atual gestão, e em 18 delas toda a equipe foi renovada.

As equipes vão ter, além disso, mandatos de três anos, entre fevereiro de 2023 e janeiro de 2026.

As eleições diretas para direção e vice acontecem na cidade, por exemplo, desde 1993.

Voto amplo

Toda a comunidade escolar pode votar, incluindo um responsável por família dos estudantes menores de 14 anos, funcionários, professores e estudantes a partir dos 14 anos.

“Esse movimento faz parte de uma das diretrizes da Secretaria da Educação que é a gestão democrática, além da oportunidade de todos os professores e professoras da rede municipal de passar pela experiência da gestão com o aval da comunidade e servidores”, explica, em resumo, a coordenadora do Sistema de Ensino da Secretaria de Educação, Katia Nunes.

“Neste processo, a direção eleita conhece o território escolar e faz projeto específico de trabalho para aquela comunidade, que tem a possibilidade de referendar ou não, pois há apresentação das propostas e nesta ocasião todos podem perguntar e acompanhar o trabalho proposto durante o tempo de gestão”, completa, da mesma forma, a coordenadora.

Urna eletrônica

A eleição é realizada com computadores, sem conexão à internet.

Isso, por meio de um programa que reproduz modelo de urna semelhante à utilizada nas eleições diretas do TER (Tribunal Regional Eleitoral).

A secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches, destaca ser diferencial da rede de ensino de Diadema ter todas as equipes que atuam nas direções e coordenações das escolas formadas por professores.

“Nossa carreira preconiza que todo mundo é professor. Coordenador pedagógico, a direção da escola que passa por um processo de eleição direta pela comunidade e esse ciclo faz com que a gente vá e venha e nunca deixamos de ser professores e isso se materializa no bom trabalho realizado nas escolas”, finalizou.

You may also read!

GCM de Diadema prende foragido da justiça durante investigação de crime ambiental

Caso ocorreu no bairro Eldorado, onde os agentes constataram diversas irregularidades ambientais, como desmatamento e depósito irregular de resíduos A

Read More...

Auxiliar de limpeza participa de exposição Mentorias com fotos artísticas do Paço de Santo André

Mostra chega à última semana no Salão de Exposições Um olhar capaz de transformar em arte ângulos de um Paço

Read More...

CarnaCultura encerra programação de Carnaval em Ribeirão Pires neste domingo (22.02)

Evento gratuito reúne atrações culturais e musicais para toda a família no Parque Luiz Carlos Grecco, marcando o fechamento

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu