Descentralização dos cursos
Para atender a todas as regiões da cidade, a instituição seguiu ampliando o número de polos educacionais.
Neste ano, a expansão foi de 33% – passando de 15 para 20 polos. Nesses espaços, são disponibilizadas oficinas profissionalizantes gratuitas aos moradores de Diadema.
Abertos à comunidade, contam com infraestrutura para acesso à internet e também permitem o acompanhamento da Plataforma de Aprendizado Virtual Florestan Cursos pelos estudantes.
Outra medida que tem garantido a democratização do ensino foi tomada já no ano passado, o primeiro da administração atual: foi o fim da utilização de provas como critério de seleção para ingressar nos cursos da instituição.
A medida tem levado à igualdade de condições para todos, pois elimina a exigência de conhecimentos prévios.
Outro destaque da Florestan foi a parceria de sucesso com o programa EJA Mais, o que tem incrementado o repertório dos estudantes de Educação de Jovens e Adultos, oferecendo uma formação complementar que contribui para o acesso ao mundo do trabalho.
Fruto de uma parceria entre a FFF e a Secretaria de Educação de Diadema, o EJA Mais fechou o ano com mais de 400 estudantes atendidos.
Além disso, ainda em 2022, cerca de 250 bolsistas foram formados pelo Programa Nosso Bairro Melhor, da Prefeitura de Diadema.
O programa conta com vagas para bolsistas homens e mulheres que são contratados para zeladoria e conservação da cidade, realizando serviços de capinagem, pintura de guias e identificação de pontos viciados em descarte irregular de entulho, por exemplo.
Nesse programa, a qualificação profissional é oferecida pela Fundação Florestan Fernandes.
Outro motivo de celebração, em conclusão, foi a formatura da primeira turma de ensino técnico de enfermagem.
Ela beneficiou, acima de tudo, 30 alunos com bolsa de 100%, paga pela Prefeitura de Diadema via Fundação Florestan Fernandes.