Com patrocínio master da Braskem, patrocínio da Oxiteno e Cabot, apoio da Abiquim e Cofip ABC, publicação faz história
Em solenidade no Saguão do Teatro Municipal de Mauá, foi lançado nesta quinta-feira (15.12) o livro “50 Anos – Polo Petroquímico do Grande ABC”.
Realização do Sindicato dos Químicos do ABC, presidido por Raimundo Suzart, a obra relata “a história do Polo, não sob a ótica dos trabalhadores, mas à luz da realidade histórica desse importante setor produtivo da nossa região”, como destacou, acima de tudo, o líder sindical em sua fala.
O evento teve o prestígio do prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira.
Além disso, do deputado estadual eleito Rômulo Fernandes, do presidente eleito da Câmara Municipal de Mauá, vereador Geovane Corrêa de Souza.
Vários outros políticos prestigiaram a cerimônia, a exemplo do vereador em Mauá Junior Getúlio, e dos ex-vereadores de Santo André Ailton Lima e Carlinhos Augusto.
Importantes líderes do setor empresarial também marcaram presença. Como, por exemplo, o presidente do Cofip ABC, Max Araújo.
Além dele, igualmente estiveram no Municipal de Mauá Luis Antonio Pazin, diretor industrial da Braskem e Sylvia Tabarin Vieira, gerente de Relações Institucionais da Braskem Região Sudeste.
Representando a Abiquim, fez uso da palavra Fátima Ferreira. Ela apresentou números importantes do setor químico e petroquímico, fundamentais para reflexão do momento.
Locomotiva
Destaque especial, igualmente, para a sensacional apresentação da Orquestra Locomotiva.
Com violinos e baixo, alguns produzidos a partir de PVC reciclado, garotos e garotas integram esse projeto exemplar patrocinado pela Braskem.
Os meninos e meninas brincaram e nos brindaram com obras de Eine kleine Nachtmusik, Beatles (Eleonor Rigby), Vivaldi (A Primavera) e Bach (Minueto), na primeira parte.
No ensaio, antes da apresentação, deram um show com Led Zeppelin e a maravilhosa Kashmir.
Na segunda, e, infelizmente, última exibição, arrasaram com com o tango “Por Una Cabeza” (letra do jornalista paulista Alfredo Le Pera e música de Carlos Gardel).
Gardel, por sinal, que está na final do Mundial de Futebol deste domingo no Catar, de um lado ou de outro.
Nascido em Tolouse (França) – também a nacionalidade reivindicado por uruguaios) – é, da mesma forma, ícone da música argentina.
Futebol e origens à parte, a Locomotiva manteve-se nos trilhos com Rei Leão (Elton John), Piratas Velho/Novo (Hans Zimmer) e The Advengers (Alan Silvestri).
Agradecimentos
No pronunciamento ao lançar o livro, Raimundo Suzart fez questão de agradecer nominalmente a cada pessoa que ajudou em sua confecção.
Em primeiro lugar, mencionou Edilmo Oliveira, coordenador de todo o projeto, Carlos Rizzo, editor do livro e do audiovisual, Fábio Nicolau, que cuidou da exposição de fotos, e Lela, produção musical.
Da mesma forma, nomeou aqueles que colaboraram para a edição: Fernanda Cressoni, Francisco Ruiz, Leandro Azevedo, Priscila Ventura, André Passos, João Zuñeda e Sylvia Tabarin Vieira.
Além disso, destacou os “companheiros que colaboraram escrevendo um capítulo”, a exemplo de Remidgio Todeschini, ex-presidente do Sindicato dos Químicos do ABC.
Analogamente, agradeceu a Joel Santana de Souza, secretário regional de Santo André e Polo dos Químicos do ABC.
E também a Márcio Barrone, diretor do Sindicato Polo Petroquímico e Mundo do Trabalho.
Para retratar a importância desse ato seria necessário escrever outro livro, mas as imagens aqui publicadas e as a seguir refletem bem o sucesso da iniciativa.
E a importância vital do Polo Petroquímico do Grande ABC para o País, só ainda não devidamente reconhecida pelo Governo do Estado.
Mas, é questão de tempo.
Fiquem com mais fotos de Dino dos Santos, igualmente autor da foto da Capa do livro.
Vídeos da Locomotiva
Curtam, a seguir, dois belos momentos da solenidade: