Prefeitura de São Bernardo entrega 1.306 escrituras no Jardim Ipanema e Jardim Central

In ABCD On
- Updated

Ação, que integra o Programa A Casa é Minha, contempla 1.859 famílias com a titularidade de posse dos imóveis; distribuição dos documentos foi acompanhada pelo prefeito Orlando Morando

O sonho de ter em mãos documento que comprove a posse definitiva da casa onde mora foi celebrado pelo casal de aposentados Daniel Alves de Souza, 60 anos, e Lenis de Souza, 58, após quase três décadas de espera. Os moradores estão entre as 1.859 famílias contempladas com a entrega de 1.306 escrituras no Jardim Central e Jardim Ipanema entre esta quinta-feira e sexta-feira (dias 02 e 03/07).

A ação, que foi acompanhada pelo prefeito Orlando Morando, integra o Programa A Casa é Minha, voltado à regularização fundiária de assentamentos espalhados pelo município. No total, foram regularizados 900 lotes do Jardim Ipanema e de 406 no Jardim Central.

Em ato de entrega definitiva das escrituras às famílias contempladas, o prefeito Orlando Morando ressaltou que a regularização fundiária representa, na prática, segurança jurídica a esses moradores. “Estamos cumprindo compromisso assumido com esses moradores. Esses documentos dão a segurança jurídica de que os imóveis pertencem a eles. Com isso, as famílias que moram no Jardim Central e Ipanema vão poder vender ou deixar esses imóveis para seus filhos com tranquilidade, garantindo um futuro para eles”, afirmou o chefe do Executivo.

A ação, que contou com a participação do vice-prefeito Marcelo Lima e da equipe técnica da Secretaria da Habitação, obedeceu todas as regras sanitárias necessárias devido à pandemia causada pelo Coronavírus, com poucas pessoas, uso de máscaras e respeitando o distanciamento social.

Os dois loteamentos tiveram início há cerca de 30 anos, com a comercialização dos imóveis por meio de contratos de compra e venda e, embora estejam em área urbanizada – contam com redes oficiais de abastecimento de água e coleta de esgoto e de lixo domiciliar, além de iluminação e asfaltamento –, ainda não possuíam a matrícula individualizada dos lotes. Todo o processo de regularização fundiária ocorre sem qualquer custo para a população beneficiada. Já a Prefeitura investiu cerca de R$ 850 mil.

SONHO REALIZADO – Foram mais de 30 anos de espera para que o casal de aposentados Ema Araujo da Rocha, 73, e Sebastião Malto da Rocha, 86, finalmente pudessem comemorar a titularidade de posse do seu imóvel. “A gente nem tinha mais esperança de conseguir essa escritura. É uma alegria imensa conseguir realizar esse sonho”, ressalta a moradora.

SEGURANÇA – Se tornando de fato os proprietários dos imóveis, os mutuários têm garantido o acesso ao mercado formal de crédito e podem até comercializar suas casas ou transferi-las para seus herdeiros, entre outros benefícios.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA – Desde o início da atual gestão, quase 14 mil imóveis foram regularizadas em São Bernardo. Entre os núcleos beneficiados estão: Vila dos Poetas, Jardim Belas Artes, Vila Mariana, FEI-Mizuho, Conjunto Nova Baeta/Pai Herói, Frei Damião, entre outros.

You may also read!

Marcelo Oliveira assina a ordem de serviço construir o Terminal Itapark

O espaço atenderá 18 linhas de ônibus e deve beneficiar a região, que tem cerca de 60 mil habitantes,

Read More...

Nova etapa do Viaduto Estaiado Robert Kennedy marca 100 dias de gestão com avanço na mobilidade urbana de São Bernardo 

Obra reforça, acima de tudo, o compromisso do governo com a modernização da cidade e a entrega de grandes

Read More...

Prefeitura organiza próximas etapas do Prodesa, maior programa contra enchente de São Caetano

Equipes da Prefeitura de São Caetano do Sul e do Prodesa (Programa de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento Básico) se

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu