Prefeitura institui Programa Papel Zero – São Caetano 100% Digital

In Inovação On
- Updated


Nesta segunda-feira (29/6), São Caetano do Sul deu importante passo para o estabelecimento de uma gestão ainda mais moderna e sustentável.  Foi instituído o Programa “Papel Zero – São Caetano 100% Digital”, que tem como objetivo eliminar o uso do papel em documentos oficiais, conquistando mais agilidade, eficiência, economia e transparência na gestão pública. 

A partir de agora, todos os atos normativos do Executivo serão digitais. O prefeito não assinará mais nenhum decreto ou portaria em papel; toda assinatura será eletrônica. “É um programa muito importante para São Caetano, um avanço tecnológico que trará mais economicidade e sustentabilidade para nossa gestão. É o nosso compromisso com as futuras gerações de São Caetano do Sul, modernizando a máquina administrativa da nossa cidade”, declarou o prefeito José Auricchio Júnior.

A implantação do ambiente digital de gestão documental junto aos órgãos e entidades da Administração Pública será conduzida, de forma gradual, pela Secretaria Municipal de Governo, por meio do Arquivo Público Municipal, com o apoio da Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão.

Marcelo Henrique de Assis, diretor do Arquivo Público Municipal, destaca que além da  economia com papel, impressão, transporte e armazenamento de documentos, a implantação do programa trará mais eficiência à administração e segurança no tratamento da informação. “Para o município, a informação é um bem estratégico”, enfatiza.

Segundo Assis, a produção e o gerenciamento dos documentos administrativos será feita conforme a legislação vigente e seguindo as melhores práticas. O software que deu origem ao Papel Zero foi originalmente desenvolvido pelo TRF2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região) e aprimorado pela Divisão de Tecnologia da Informação do município – o que garante, além de economia, segurança para os processos digitais.

MEMÓRIA ETERNIZADA

Além de investir na produção de documentos digitais – a exemplo do que faz o Governo do Estado de São Paulo no programa “SP sem Papel” –  desde 2018 a Prefeitura de São Caetano também tem feito um exaustivo trabalho de digitalização dos documentos em papel.

Desde a emancipação de São Caetano, em 1948, o Arquivo Municipal já acondicionou cerca de  78 mil caixas de documentos. Todo esse material passa por um tratamento técnico visando a sua classificação e destinação final.

Por meio dessa metodologia foi possível identificar o padrão de produção dos documentos e estabelecer a melhor forma de tratamento para cada tipo de material. “Hoje 97% do nosso acervo em papel já está digitalizado, tanto para preservação da memória institucional quanto para a promoção de agilidade administrativa”, comemora o diretor do Arquivo Público Municipal.

Texto: Suzel Tunes

You may also read!

Fala povo: Marcelo Lima lança plataforma colaborativa para construir plano de Governo

Pré-candidato a prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (Podemos) lançou, em primeiro lugar,  o movimento Podemos SBC

Read More...

Lojas da Coop são pontos de coleta de doações para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Todas as lojas de supermercado da Coop de Santo André, incluindo a Loja Solidária, na Avenida Queirós dos Santos,

Read More...

Braskem abre inscrições em cinco Estados para projetos sociais que podem receber até R$ 50 mil cada

Serão selecionados, em primeiro lugar, até 15 projetos em todo o País que foquem no desenvolvimento local e sustentável

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu