Dirigentes da Secretaria da Administração Penitenciária e da Secretaria da Saúde visitaram unidade e conferiram condições para novos serviços, como oftalmologia e leitos de psiquiatria para a população feminina
O Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP), gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, está em fase de estudos para, em primeiro lugar, possível ampliação da oferta de atendimentos.
Entre as novas ações, portanto, estão: inclusão da especialidade de oftalmologia; ampliação de vagas para as especialidades mais demandadas, como psiquiatria, ortopedia, gastroclínica e urologia, com ênfase em telemedicina; criação de leitos de psiquiatria para a população feminina; pactuação para a realização de exames de imagem solicitados por outros serviços médicos; e oferta de exames de ultrassonografia.
A solicitação do projeto para eventual implantação de novos serviços foi formalizada à FUABC, acima de tudo, durante visita ao serviço, no dia 19 de setembro, pelo secretário de Estado da Administração Penitenciária (SAP), Coronel Nivaldo Cesar Restivo, e pelo secretário Executivo de Estado da Secretaria de Saúde, Dr. Eduardo Ribeiro Adriano.
Os dirigentes foram recepcionados pelo presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, o diretor-geral do CHSP, Rogério Anhom Bigas, e pela diretora-técnica, Dra. Tatiana Ramos Malavasi Sales. Houve visita às alas de internação, ao ambulatório e à área de inclusão do serviço.
Excelência do atendimento
“Pudemos debater as questões excepcionais que surgem neste modelo único e pioneiro de atendimento à saúde e abordamos com a SAP este possível crescimento da oferta de serviços prestados pela FUABC. Recebemos muitos elogios pelos serviços prestados, o que ajuda a evidenciar a excelência do atendimento assistencial à população privada de liberdade do Estado de São Paulo”, disse o diretor-geral do CHSP, Rogério Bigas.
Também acompanharam a visita: o diretor do Centro de Ações de Segurança Hospitalar do CHSP, Dr. Elio Fernandes Nepomuceno; Kely Hapuque Cunha Fonseca, da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário; as assessoras de gabinete, Mariana Noemi Pina e Eliana Barros Sbragia de Souza; a diretora do Grupo de Planejamento e Gestão de Atenção à Saúde da População Prisional, Simone Pacheco Gomide da Silva; e Orlito Júnior, diretor do Centro de Ações e Movimentações e Informações Carcerárias.
A unidade
A FUABC está à frente da gestão clínica e administrativa do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, por exemplo, desde 2014, em contrato firmado com o Governo do Estado no modelo de Organização Social de Saúde (OSS).
Em 2019, além disso, a entidade venceu novo chamamento público e seguirá à frente do serviço até 2024.
Localizado no Carandiru, na Zona Norte da Capital, o CHSP – antigo Centro de Observação Criminológica (COC) – é, por exemplo, diferente da maioria dos hospitais brasileiros, pois tem como foco a atenção aos pacientes do sistema prisional do Estado de São Paulo.
Vinculado à Secretaria de Administração Penitenciária, o equipamento foi transferido para a Secretaria de Estado da Saúde em 2009, que responde pela gestão hospitalar.
A gestão de segurança continua, em suma, a cargo da SAP.
Os profissionais da FUABC não têm, por exemplo, acesso à ficha criminal dos pacientes, documento que especifica o delito cometido e o tempo de reclusão.
Trata-se, acima de tudo, de medida que incentiva a humanização e faz parte do esforço para que todos sejam tratados igualmente e sem preconceito.
Em 2021, a unidade realizou 27 mil consultas e atendimentos, 108 mil exames e procedimentos, 477 cirurgias e, em conclusão, 941 internações.