O MENINO DE SAPATOS SURRADOS

In ABCD, Artigo On
- Updated

Guttemberg Guarabyra

Não durou muito, pois o dono da banca descobriu meu namoro oculto com sua irmã, e fui solenemente dispensado. Mas aprendi bastante.

Agosto tem fama de mês azarado.

Não é para menos, suicídio de Getúlio Vargas, renúncia de Jânio, morte de Juscelino, partida de Miguel Arraes e do neto Eduardo Campos no mesmo dia do mês.

Isso apenas no plano nacional.

No internacional, início da Primeira Guerra, morte da princesa Diana, adeus a Elvis, bombas atômicas sobre o Japão, e por aí vai.

Mas tem a festa do Bom Jesus da Lapa, no dia 6.

Na minha época não havia hotéis suficientes para acomodar tantos romeiros.

Daí a influência da romaria nos projetos das casas. A prudência, o senso de oportunidade e da bem-vinda estabilidade econômica impunham a adição de muitos quartos nas construções.

Mesmo estando vazios a maior parte do ano, ao se aproximar a data da festa, quando os romeiros iniciam a visita anual à cidade, os aposentos precisavam estar preparados para hospedá-los. Quantos mais, maior faturamento.

É inacreditável o que acontece no período em que está repleta de forasteiros. E mais inacreditável ainda quando há poucos visitantes.

Vai da água para o vinho e do vinho para água. Antes, e depois da Festa.

Para ter ideia, a cidade conta com cerca de 70 mil habitantes. Estima-se que recebeu 600 mil visitantes durante a última romaria, que é comemorada faz mais de 300 anos.

Antes da época dos festejos, uma cidade como qualquer outra do sertão baiano. Amigos marcando o encontro de sempre no bar de sempre. Amor, paixão no ar, encontros na velha esplanada, em frente à igreja, servida com a esplendorosa paisagem do Rio São Francisco, as águas explodindo reflexos luminosos vermelhos do verão.

Durante as festividades, muita ocupação, desencontros, a gente se vê depois.

Passada a peregrinação, comemoração, bolsos cheios, sinuca repleta de quem faturou e pode apostar alto, além de pagar a cerveja.

Faturei algum como fotógrafo, usando máquina-caixote e chapas de vidro com emulsão sensível à luz, para criar o negativo da foto preto e branco.

Não durou muito, pois o dono da banca descobriu meu namoro oculto com sua irmã, e fui solenemente dispensado.

Mas aprendi bastante.

Até hoje calculo com razoável precisão o tempo de exposição e velocidade nas máquinas modernas, sem precisar consultar o mostrador digital.

E mantenho firme a observação periférica para definir um bom enquadramento, graças à prática em organizar famílias de romeiros em frente à pintura do Senhor crucificado, acomodando todos no campo da lente.

Sem falar nas fotos individuais, em que prometia ao distinto forasteiro que seria brindado com um ‘retrato de galã’. E caprichava no perfil, arrumava-lhe o penteado, plano americano, sem dúvida, para disfarçar os barrigudos, e olhar sempre dirigido ao infinito. O galã pensador é muito mais bonito.

Dias bons de agostos bons e sagrados na fé do Senhor Bom Jesus.

Num momento de folga na banca de fotógrafo, sentado no chão centenário, fui flagrado um dia. Virou até capa de disco.

O menino de sapatos surrados hoje está distante, mas eternamente perto das boas lembranças. Que venha outubro. O setembro até que foi bom.

Música do dia

  • Guttemberg Nery Guarabyra Filho, ou Guttemberg Guarabyra, ou apenas Guarabyra, nascido em Barra, Vale do São Franscico, Interior da Bahia, cronista de ABCD REAL, músico, compositor, escritor e poeta brasileiro. Entre seus maiores sucessos como compositor estão as canções “Mestre Jonas” e “Outra vez na estrada” (ambas em parceria com Luiz Carlos Sá e Zé Rodrix), “Casaco Marrom” (com Renato Correa e Danilo Caymmi), “Sobradinho” (com Luiz Carlos Sá) , “Espanhola” (com Flávio Venturini), Dona e muito mais. Escreveu O Outro Lado do Mundo e Teatro dos Esquecidos, além de inúmeras crônicas.

You may also read!

Smart Sanca é vital para localizar e resgatar com segurança menina de 12 anos perdida no Parque Linear Kennedy

O Smart Sanca - Centro de Inteligência, Segurança e Emergências da Prefeitura de São Caetano foi acionado por um

Read More...

Gincana de Voluntariado Braskem mobiliza mais de 1.500 pessoas e beneficia 22 instituições em cinco Estados

Iniciativa promove, acima de tudo, melhorias estruturais, doações e capacitações em comunidades próximas às operações da companhia Mais de 1.500

Read More...

Uva ‘Manzoni’ será cultivada no Centro de Enologia da Etec Benedito Storani, em Jundiaí

Em ação conjunta com instituto enológico de Conegliano, casta italiana utilizada na produção de vinhos frizantes chegará, portanto, em

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu