Ação faz parte da programação organizada pela secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade em celebração à data
No domingo, 18 de setembro, é comemorado o dia Mundial da Limpeza. A data foi criada com o objetivo de promover ações de mobilização da sociedade em busca de cidades mais limpas. A BRK, responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, participa no período de 12 a 16 de setembro da programação organizada pela secretaria do Verde e Meio Ambiente com apoio de outras secretarias.
A concessionária terá como foco a apresentação de palestras da campanha “Lixo Zero”, direcionadas para os alunos da rede municipal de ensino. A iniciativa orienta a não descartar resíduos e nem interligar a água de chuva ao sistema de esgotamento sanitário e explica o funcionamento dos serviços de afastamento, coleta e tratamento do esgoto.
“Com a campanha “Lixo Zero”, mostramos que entre os principais problemas causados pelo descarte de lixo nas redes está o extravasamento de esgoto, tendo como possível consequência o retorno para dentro dos imóveis”, cita Thaís Cortina, gerente de Sustentabilidade da BRK.
No município, a concessionária mantém uma rotina preventiva contínua de limpeza das redes. Neste ano já foram limpos preventivamente 190 quilômetros de tubulações e, apesar do foco da empresa no trabalho preventivo, no mesmo período foram prestados 908 atendimentos motivados por ocorrências de entupimentos de rede e ramais de esgoto; quase 113 casos por mês na cidade.
Os resíduos mais encontrados no decorrer da limpeza foram restos de construção civil (madeira, plástico, papelão, sacos) e descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes). Esses materiais geram impactos negativos para o processo de tratamento do esgoto e podem provocar obstruções das tubulações nas ruas da cidade ou até mesmo eventuais retornos dos efluentes nas áreas internas de imóveis.
É importante destacar que cerca de 55 milhões de litros de esgoto são tratados diariamente no município de Mauá e deixam de ser lançados em rios e córregos. Atualmente, a cidade possui um dos melhores índices de tratamento de esgoto da Região Metropolitana de São Paulo, com indicador de 87%.
Porém, apesar do avanço dos indicadores nos últimos anos, a concessionária alerta que para a efetiva despoluição dos córregos e rios, é fundamental a participação da população em ações de preservação do meio ambiente, principalmente com relação ao descarte correto de resíduos sólidos.
“Atitudes como o despejo de lixo em vias públicas e nos cursos d’água que cortam a cidade, uso irregular das ligações e redes de esgoto e o descarte inadequado do óleo de cozinha podem causar muitos transtornos e danos ambientais”, complementa Thaís.
Programação:
As palestras têm início no dia 12 de setembro nas escolas municipais Hebert de Souza e Cora Coralina. Na terça-feira, 13 de setembro a ação ocorre na escola Carolina Moreira da Silva e na quinta-feira, dia 15 de setembro, na escola Paulo Freire. Fechando a programação, as escolas municipais Galdino Jesus dos Santos e Cora Coralina recebem as palestras da campanha “Lixo Zero” na sexta-feira, 16 de setembro.