Mês visa à conscientização sobre a importância da inclusão da pessoa com deficiência
Em setembro, quem passar pela Prefeitura de Santo André à noite poderá notar, em primeiro lugar, a cor verde iluminando o topo do prédio do Executivo.
O edifício de 15 andares será o principal símbolo do Setembro Verde.
O mês tem o objetivo, por exemplo, de alertar a população para a importância da inclusão das pessoas com algum nível de deficiência.
O período amplia, em primeiro lugar, o alcance da mensagem do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro desde 1982.
A data foi oficializada, portanto, pela Lei nº 11.133/2005, sancionada em 14 de julho pelo então presidente em exercício José Alencar.
O dia foi escolhido, além disso, para coincidir com o Dia da Árvore;
Pela proximidade com a primavera e em uma representação do florescer das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.
“Somente com a conscientização sobre a importância da inclusão social das pessoas com deficiência poderemos de fato construir uma sociedade mais justa e inclusiva”, destaca, em resumo, o secretário da Pessoa com Deficiência, Ivo de Lima.
Programação
A Secretaria da Pessoa com Deficiência programou uma série de atividades que serão realizadas durante o Setembro Verde.
Entre 19 e 23 acontece um treinamento para os motoristas das secretarias de Saúde e da Educação sobre qualidade no atendimento de passageiros com deficiência.
A ação é fruto de uma parceria entre as secretarias da Pessoa com Deficiência e de Mobilidade Urbana, através do Centro de Educação para Mobilidade.
Entres 20 e 26 de setembro, a Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Educação Inclusiva e Apoio Educacional, realiza o 1º Seminário de Educação Inclusiva da Rede Municipal de Ensino.
A atividade tem como objetivo promover momentos de reflexão e formativos sobre o tema, para professores da rede.
Em 21 de setembro, Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, acontece a palestra sobre “A inclusão da pessoa com deficiência no ambiente de trabalho”.
Será às 14h, no Hospital da Mulher (Rua América do Sul, 285 – Parque Novo Oratório.
No dia 27, às 14h, acontece a palestra “Capacitismo e Lei Brasileira de Inclusão”, no Salão Burle Marx, no 9º andar do prédio Executivo.
No dia 28 a programação traz, às 14h, workshop sobre “Comunicação não Violenta – Capacitismo”.
Será Cras (Centro de Referência em Assistência Social) Ana Maria (Praça Venâncio Neto, 461 – Jardim Ana Maria).
Doação de órgãos
A campanha Setembro Verde também foi instituída, da mesma forma, para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos.
A cor verde foi escolhida por ser símbolo deste tipo de doação.
Em setembro, os profissionais da saúde chamam atenção para a importância da conversa entre familiares sobre o desejo que alguém possa ter de ser um doador.
Segundo a Secretaria de Saúde, esse diálogo entre familiares é fundamental, pois o desconhecimento sobre a vontade de parentes pode inviabilizar o processo de captação e transplante de órgãos.
É um aviso que pode, acima de tudo, salvar muitas vidas.
Por ser referência regional em atendimentos de traumatologia, o Centro Hospitalar Municipal de Santo André realiza diagnósticos de morte encefálica e captação de órgãos que serão encaminhados para transplantes a partir de comunicação com Organizações de Procura de Órgãos (OPOs).