A Secretaria de Mobilidade Urbana de Santo André, por meio do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), interdita nesta quarta-feira (17.08) um novo trecho visando, em primeiro lugar, ao prosseguimento das obras de revitalização e reforço estrutural do Viaduto Presidente Castelo Branco.
A interdição ocorrerá, portanto, no retorno pela Praça Galdino Ramos, sentido Centro/Bairro, sob o viaduto.
A rota alternativa para os motoristas será, acima de tudo, pela Avenida Industrial, sentido São Caetano, contorno da Praça Presidente Roosevelt, com acesso à Rua Porto Carrero e na sequência à Rua dos Coqueiros.
Também nesta quarta-feira, a Prefeitura libera outra parte deste acesso que estava interditada, pela Avenida Industrial, passando pela Praça Galdino Ramos e Rua dos Coqueiros.
Os agentes do DET vão seguir, da mesma forma, monitorando a área e destacando agentes na região para orientar o tráfego.
Obras
A Prefeitura de Santo André avança desta forma nas intervenções de recuperação estrutural do Viaduto Presidente Castelo Branco.
Ele liga a Avenida Prestes Maia à Avenida dos Estados e ao bairro Santa Teresinha.
A realização desta obra tem a finalidade de proporcionar que a estrutura comporte o aumento na volumetria de tráfego após a entrega do complexo de pontes e viadutos que vão compor o Complexo Viário Santa Teresinha.
As obras do Complexo Santa Teresinha são divididas em fases.
Têm o objetivo de eliminar cruzamentos da Avenida dos Estados com a saída do Viaduto Presidente Castelo Branco e a travessia do Rio Tamanduateí.
No eixo Castelo Branco circulam, aproximadamente, 120 mil veículos por dia.
Os ganhos projetados no tempo de viagem podem chegar a 300% se comparados com as medições atuais.
Com a criação das novas alças elevadas será possível reduzir o número de cruzamentos em nível e melhorar a fluidez do tráfego nos dois sentidos do Viaduto Castelo Branco para acessar o primeiro e segundo subdistritos.
Além disso, as novas pistas do Complexo Santa Teresinha vão contar com acessibilidade para pedestres e ciclistas.
Isso, em conclusão, para garantir maior segurança viária, além da criação de um parque linear sob os viadutos.