A Prefeitura de São Caetano do Sul retomou nesta sexta-feira (15.07) o programa de castração, com a realização de 14 procedimentos em gatos.
O projeto que faz parte da coordenadoria de Saúde e Bem-Estar Animal, ligado à Secretaria de Saúde, estava em fase de reestruturação.
“A Coordenadoria da Saúde e Bem-Estar Animal retoma hoje o programa de castrações em novo formato. O projeto funcionará com agendamento por e-mail, a equipe de veterinários fará a triagem dos casos e eles serão agendados para os procedimentos na unidade móvel, totalmente equipada e climatizada (com ar-condicionado). O trailer está localizado no Parque Catarina Scarparo D’Agostini, o Chiquinho”, explicou o prefeito José Auricchio Júnior.
Hoje, a demanda é de 116 gatos e 156 cães (72 machos e 84 fêmeas), que aguardam castrações.
“A tendência é ter uma demanda crescente com retorno do programa. Só ontem, já recebemos 32 novas solicitações de castrações”, destacou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.
Três gatinhos
Nadir Balconi Martins trouxe três de seus seis gatinhos para castrar: Joaquim, Antônio e Frederico.
“Eles têm seis meses, resgatamos a mãe deles na rua e ela ficou prenha. Logo que nasceram fiz a inscrição no programa e estou muito feliz em poder participar. Essas ações nos ajudam muito, seria muito custoso pagar a castração para três de uma vez”, destacou, por exemplo.
A veterinária Bianca Pechinin recepciona os pets pela manhã, conversa com os tutores e explica todo o procedimento.
Eles deixam os bichinhos no espaço e retornam à tarde, depois que eles se recuperam, para buscá-los.
Não é necessário retornar para a retirada de pontos, eles são internos.
“Os pets se recuperam muito rápido da intervenção cirúrgica e, possivelmente, eles vão se comportar como se nada tivesse acontecido. É preciso ter cuidado e lembrar que ele está recém-operado e com pontos, mesmo que não visíveis. É importante evitar que eles pulem e evitar atividades intensas nos primeiros dias”, afirmou.
Na próxima semana será a vez dos cães, estão agendadas dez castrações por dia.
O programa municipal de castração é gratuito e destinado a animais resgatados, errantes, comunitários, de protetores independentes, adquiridos em feiras de adoções e de famílias de baixa renda cadastradas nos programas sociais do município.
Quem se enquadra nos critérios e tem interesse na castração, deve efetuar o pré-cadastro enviando e-mail para bemestaranimal@saocaetanodosul.sp.gov.br, com as seguintes informações: nome, endereço e telefone para contato, além de nome, idade, peso aproximado, sexo e raça do animal (e outras observações, se necessárias).
Proteção animal
Recentemente o prefeito José Auricchio Júnior anunciou pacote de ações para proteção e bem-estar animal.
Em primeiro lugar, a criação do Hospital Veterinário Universitário, gerido pela USCS.
Além disso, a implantação do Programa Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal e a criação da Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal.
Da mesma forma, foi anunciada a criação do Conselho Municipal de Bem-Estar Animal.
Todos são projetos de lei já encaminhados recentemente, portanto, à Câmara Municipal).
Também foi decidida a criação da Unidade Básica de Saúde Animal e inserção de médicos veterinários nos NASFs (Núcleos de Apoio à Saúde da Família).